Nutricionista apresenta a primeira dieta cardioprotetora brasileira

Nutricionista apresenta a primeira dieta cardioprotetora brasileira

Fonte: http://www.conbran.com.br/

Uma dieta cardioprotetora, acessível à população brasileira e que respeita as diferenças regionais do Brasil foi o tema da conferência da nutricionista Bernardete Weber, Superintendente do HCor, de São Paulo, no dia (27/10) durante o XXIV Conbran(Congresso Brasileiro de Nutrição) 2016- “Conhecimentos e estratégias em Alimentação e Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis”

O programa alimentar é inédito no Brasil e está sendo desenvolvido pelo HCor, em parceria com o Ministério da Saúde. É realizado com 2.535 pacientes de todas as regiões do país, sendo a maioria ligada ao SUS. Baseada na dieta mediterrânea, conhecida por ser saudável ao coração, Bernardete explicou que os alimentos são acessíveis à população e que podem ser adaptados aos hábitos alimentares das várias regiões do país. A palestrante esclareceu que o paciente pode comer os alimentos que está acostumado na sua região, mas de uma forma balanceada.logo

   A nutricionista salientou que a dieta foi dividida em grupos, tendo a bandeira do Brasil como recurso para associar as cores aos alimentos. O grupo verde é composto pelo alimentos considerados os mais cardioprotetores, como frutas, verduras, legumes, feijão, leite e iogurte desnatado. Podem ser consumidos com mais frequência. O grupo amarelo é formado por alimentos que contêm mais energia e carboidratos, como arroz, macarrão, pão, margarinas, óleos e castanhas. Devem ser consumidos de forma moderada. Já o grupo azul possui mais gordura saturada, colesterol e sódio, como carnes vermelhas, ovos, manteiga e queijos. Necessita mais cuidado e consumo em menor quantidade. Além desses três, há o grupo vermelho, que devido a faixas calóricas, os pacientes são orientados a não consumir, como produtos congelados, desidratados, em pó, biscoitos, refrigerantes.

   Bernardete aponta que o grupo que trabalhou neste projeto, estudou as receitas das dietas e fez os registros em um livro: Receitas Cardioprotetoras, distribuído entre os pacientes e acessível aos profissionais que atuam no SUS. Ela destacou, ainda, um trabalho realizado pelas equipes e que tem gerado ótimos resultados: são os contatos telefônicos, monitorando os pacientes. Estes elogiam muito o retorno e se sentem incluídos no processo, evidenciou a palestrante.

   Ela afirmou que o Programa Alimentar Cardioprotetor demonstra ser tão eficaz quanto à orientação usual já consolidada na prática clínica. “Pode ser uma alternativa para pacientes em prevenção secundária.”

abn

A cada edição o Conbran se reinventa, se renova e garante uma experiência única para profissionais, estudantes e técnicos da área de Saúde. Tem sido assim há 56 anos, cumprindo a missão de gerar e promover o intercâmbio de conhecimento.

Para 2016, a Associação Brasileira de Nutrição – Asbran, em parceria com a Associação Gaúcha de Nutrição – Agan, prepara um congresso que busca redefinir novas rotas para a Nutrição no Brasil, a partir dos novos desafios, descobertas e experiências. Não é por acaso que o tema destaque do Conbran 2016 é “Conhecimentos e estratégias em Alimentação e Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis”.

“A Nutrição é dinâmica, provoca a cada momento nossa prática profissional e nos leva a novos caminhos. A verdade é que boa parte deles é aberta no Congresso Brasileiro de Nutrição”, afirma a presidente da Asbran, Luciana Coppini.

Segundo ela, a Nutrição passou por uma profunda mudança nos últimos 20 anos. O número de cursos foi ampliado significativamente, a redistribuição territorial de nutricionistas começou a ser realidade e buscou-se o realinhamento da prática com os Desafios do Milênio. “Vimos o declínio da desnutrição no Brasil e o crescimento da obesidade, estabelecemos um novo desenho na pirâmide alimentar e nos deparamos todos os dias com estudos que nos instigam a traçar novas metas e estratégias.”

Neste cenário perfeito para reflexão e estudo, o Conbran convida você a mergulhar em importantes debates que certamente confrontarão a ciência e a prática. Prepare-se. O que há de novo na Nutrição, há no Conbran. E você não vai querer ficar de fora.

Até 2017!

Ação & Aventura

Somos um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo e Meio-Ambiente. Nosso conteúdo é atualizado por uma equipe que, assim como você, é amante dos esportes de Ação e Aventura!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK