Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco está sendo comandado pelo renomado velejador Ricardo Dubeux

By / 5 meses ago / Sem categoria / No Comments
Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco está sendo comandado pelo renomado velejador Ricardo Dubeux

Em meio a incertezas e desafios globais, iniciativas positivas nascem para superar efeitos das guerras e diversos outros problemas que enfrentamos no dia-a-dia.

E é à superação que dedicamos essa noticia que vem da iniciativa de um atleta pernambucano que em pleno nordeste brasileiro, traz à baila um Programa de inclusão social em uma região brasileira que muito necessita de ações de transformações das vidas dos portadores de deficiência física e sabemos que no final do ano uma noticia espetacular como essa tem um papel fundamental.

A notícia de que o renomado atleta pernambucano Ricardo Arantes Dubeux vem tocando o Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco (PENAPE) desde novembro desse ano e de forma gratuita  nos resgatam de um mundo de pessimismo e medo e nos oferecem esperança.

Aqui no PENAPE  a gente acredita na notícia-solução e adoramos dar visibilidade àqueles e àquelas que trabalham para transformação social. A iniciativa inédita de Ricardo Dubeux é o exemplo daquelas notícias que assumem os desafios que enfrentamos, e melhor ainda, fazem um convite à ação.

No dia 02 de  novembro de 2023,  Ricardo Arantes Dubeux  colocou em prática o sonho de fazer pessoas com deficiências físicas velejar no Hobie Cat 14 que pertenceu ao seu saudoso pai e assim, o PENAPE , está em plena atividade nas praias de Piedade e Candeias na Região Metropolitana de Recife/PE.

O Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco (PENAPE) foi idealizado, produzido e está sendo conduzido pelo renomado velejador Ricardo Arantes Dubeux, atual Campeão Brasileiro de Hobie Cat 14. VIDE ABAIXO MATÉRIAS:

O PENAPE é um exemplo prático da capacidade que o ser humano tem de se reorganizar e exercer uma solidariedade incomum. O PENAPE vem no momento certo para causar um feito colateral positivo dos momentos mais dramáticos da humanidade. Historiadores relatam que após a II Guerra Mundial esse sentimento norteou o entrosamento social de muitos países. O conceito de bem-estar social e equidade ganharam força. No cenário caótico mundial faz com que a Criação do Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco possa unir o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor apresentando uma solução para os problemas sociais como deficiência física e a sua total inclusão social.

Desde já convidamos você  para juntos arregaçarmos as mangas em prol do crescimento desse belíssimo programa de inclusão social que é o PENAPE e sermos coadjuvantes de uma ação de alto impacto, que pode salvar muitas vidas!

Para estreia do PENAPE, Ricardo convidou o ex-surfista Flávio Cavalcanti, mais conhecido como Moca, para experimentar o esporte a vela. Antes de entrar no mar foi realizada a fase de avaliações das condições físicas e psicológicas de Flávio Cavalcanti, o Moca. Depois de ser aprovado nessa importante etapa,  veio o momento de conhecer o barco, logo depois a  adaptabilidade a embarcação, culminando com as velejadas inesquecíveis que podemos conferir através dos seguintes vídeos:

“Nossa missão é sempre sermos incentivadores para outras pessoas que queiram aderir ao nosso novo estilo de vida que é velejar, pois a vela adaptada, promove ao indivíduo ganhos como: independência, melhora da qualidade de vida, socialização, além de relaxamento devido a ser praticado no meio aquático e ao ar livre” salienta Ricardo Dubeux.

Quando tudo começou?

Em 2009 Ricardo Arantes Dubeux , devido a conquista do Green Card, na categoria E11, ou seja, Alien of Extraordinary Ability, ou melhor, Estrangeiro com Habilidades Extraordinárias, começou a residir nos EUA e conheceu um programa de vela que tinha como objetivo final, preparar atletas para ingressar na vela de alto rendimento e até chegar a fazer parte do Time de Vela Paralímpico Americano. Até hoje é voluntário deste programa nos EUA , mas  sempre sonhou em trazer algo parecido para sua terra: Pernambuco-Brasil.

O que é o PENAPE

“O Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco é uma ação sem fins lucrativos, pois as aulas são gratuitas e a nossa meta trazer pessoas especiais para praticar esportes a vela, em particular, velejando, ineditamente em um Hobie Cat 14, que é um excelente instrumento de conquistas e descobertas, pois tem baixo calado, ou seja navega por locais de pouca profundidade, podendo adentrar nos mares abrigados do nosso litoral pernambucano, maior atração turística do Estado. No momento que quando estamos velejamos pelas piscinas naturais,  praticamos o esporte,  bem como, um lazer com educação ambiental ( O barco a vela utiliza a energia limpa do vento), propiciando na melhoria da parte psicológica, onde teremos ganhos da auto-estima, auto-expressão, autoconfiança, e construiremos , com eles,  portas de inserção à sociedade” enfatiza Ricardo Dubeux.

A VELA(HISTÓRIA)
Busca da melhor performance em um estado de relaxamento Remotamente, já na pré-história, os homens perceberam a necessidade do transporte e do deslocamento aquático, começaram, assim, a construir embarcações rudimentares que consistiam basicamente em troncos de árvores talhados, forrados com peles de
animais. Com o tempo, diversas civilizações que queriam se expandir foram aperfeiçoando a construção desses transportes e entendendo a necessidade de estratégias para utilizar o vento a seu favor. Foi, então,
que surgiram as embarcações à vela.

A VIDA é VELA no PENAPE

“Acreditamos que podemos modificar as vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos com alguma deficiência física através dos esportes náuticos, impulsionando-as a superar obstáculos e a crescer com noções de solidariedade e respeito às diferenças”, disse Ricardo Arantes Dubeux, comandante do PENAPE.

“Agora que superamos o grande desafio de velejar no Hobie Cat 14, convidamos todos pernambucanos que possuam limitações físicas para conhecer a vida no mar, pois acreditamos que, dentro dágua e sem a presença da gravidade, todos somos iguais, ou seja, podemos flutuar com coletes salva-vidas e curtir os benefícios que o contato com a natureza traz para as pessoas”, ressalta o ex-surfista e agora velejador Flavio Cavalcanti.

O Programa de Esportes Náuticos Adaptados de Pernambuco (PENAPE)  sempre foi um sonho de Ricardo e vem sendo estruturado desde 2017, quando Dubeux e o gaúcho Rafael Corrêa participaram juntos do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, na Categoria Open, vide matéria abaixo:

Ricardo Dubeux e Rafael Ferreira Corrêa realizaram um grande sonho durante o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16

Link da matéria: https://acaoeaventura.com.br/site/ricardo-dubeux-e-rafael-ferreira-correa-realizaram-um-grande-sonho-durante-o-campeonato-brasileiro-de-hobie-cat-16/

By  / 6 anos ago / Sem categoria / No Comments

Ricardo Dubeux e Rafael Ferreira Corrêa realizaram um grande sonho durante o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16

A tripulação formada pelo velejador pernambucano Ricardo Dubeux e o velejador paralímpico gaúcho Rafael Ferreira Corrêa, realizou um sonho, ou seja, competiram juntos todas as regatas do Brascat 2017 disputadas em meio a todo tipo de vento e muito Sol !

Ao final do certame receberam homenagens e troféus pela bela iniciativa de inclusão social em um dos barcos mais populares do mundo, o Hobie Cat 16.

Este troféu foi simbólico ao mérito do grande sonho realizado!

Este troféu foi simbólico ao mérito do grande sonho realizado!

O feito aconteceu durante o Campeonato Brasileiro da Classe que aconteceu de 10 à 18 de Novembro em Porto Alegre – RS. Após a conclusão com êxito, Ricardo Dubeux, pretende desenvolver centros para preparação de pessoas com deficiências físicas com objetivo de formar novos tripulantes de Hobie Cat 16 em todo país, haja vista a imensa repercussão e o sucesso que a dupla obteve nas regatas do Brascat 2017.WhatsApp Image 2017-11-13 at 09.02.41

Único representante paralímpico no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 que foi realizado em Porto Alegre encantou, com sua  simpatia e determinação, todos velejadores da classe, tamanha foi a superação dentro da regatas, onde encarou , 13 regatas, durante 6 dias , tendo inclusive completado 8 regatas em apenas 2 dias durante a competição, com ventos que variaram de 5 knots a 23 knots. As regatas do BRASCAT 2017 foram realizadas pelo Clube dos Jangadeiros, localizado na zona sul da capital do Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2017-11-15 at 18.40.37

Durante o campeonato muitos chegaram para perguntar como ele conseguiu esse maravilhoso êxito de fazer as difíceis manobras no veloz Hobie Cat 16. As respostas foram de arrepiar e emocionar os corações de todos velejadores, familiares, sócios do Clube dos Jangadeiros, organizadores do Brascat e a mídia durante os 10 dias de atividades no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16.WhatsApp Image 2017-11-13 at 09.02.22(1)

Vale ressaltar que a dupla Ricardo e Rafael participou na categoria Open, ou seja, de igual para igual, com todos os velejadores do campeonato e chegou a andar em primeiro lugar em algumas regatas na raia do Lago Guaíba. Ver o barco deles na frente, ou andando bem, era um momento emocionante para quem estava acompanhando as regatas, pois as condições quase sempre estavam adversas para conseguir tirar tombo ou escorar o barco em ventos fortes, mas mesmo assim, eles nunca desistiram e completaram com maestria as regatas programadas..Fizeram de fato fazer valer a frase: Navegar é preciso, Viver não é preciso!

IMG_1491[1]

WhatsApp Image 2017-11-14 at 08.50.17(1)
WhatsApp Image 2017-11-18 at 22.13.21

O Campeonato Nacional envolveu cerca de 84 velejadores de mais de 10 estados brasileiros: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

WhatsApp Image 2017-11-20 at 20.45.39

História da Classe Hobie Cat

O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão, para quem vê de fora, é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.

WhatsApp Image 2017-11-10 at 10.54.59 

 

CONTATOS:

Quem tiver interesse em ter um dia diferente nas suas vidas e ver o que o mar poder fazer de bom é só entrar contato conosco através dos seguintes veículos:

Ricardo Dubeux -Celular-WhatsApp: 81.988985655 

Email: contato@acaoeaventura.com.br

 

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK