Dra Larissa Régis Berardo fala sobre a importância da nutrição no rendimento esportivo
Por Dra Larissa Régis Berardo
Nutrição e rendimento esportivo:
Para uma boa performance esportiva é de extrema importância que o organismo obtenha da alimentação todos os nutrientes essenciais para o equilíbrio fisiológico. Uma dieta individualizada, planejada por um profissional capacitado, favorece a melhora do rendimento nos treinos, além de atuar diretamente no aumento da qualidade de vida e na promoção da saúde como um todo.
Para isso, manejos dietéticos, levando em consideração tanto os componentes alimentares quanto as quantidades dos mesmos, são necessários para alcançar objetivos como: acelerar a recuperação muscular, postergar a fadiga, evitar a perda de massa magra e o desconforto gastrointestinal durante o treinamento.
Inúmeros estudos científicos evidenciam que a a quantidade insuficiente de micronutrientes como sódio, magnésio, e vitaminas, em especial as do complexo B impactam diretamente na queda do rendimento esportivo. Em contrapartida, consumir alimentos ricos em antioxidantes auxiliam na diminuição do estresse oxidativo e na redução da formação de radicais livres e da resposta inflamatória, causados pelo exercício físico.
Alimentos ricos em antioxidantes:
– Betacaroteno: encontrado em alimentos de coloração amarelo-alaranjada ou verde escuro (ex: abóbora, cenoura, batata-doce, mamão, gema de ovo, couve-de-bruxelas e espinafre).
– Vitamina C: encontrado em alimentos ácidos e cítricos (ex: laranja, limão, lima, kiwi, morango, maracujá, acerola, tomate, pimentão).
– Vitamina E: encontrado em alimentos gordurosos de origem vegetal (ex: abacate, nozes, castanhas, azeite de oliva, gérmen de trigo, óleo de soja, girassol e canola).
– Zinco: encontrado no feijão, carne vermelha, aves, frutos do mar, nozes, castanhas, sementes, gérmen de trigo e cereais integrais.
– Selênio: encontrado na castanha do Pará, peixes, cogumelos, mariscos, peru, sementes de girassol e cereais integrais.
– Cobre: encontrado no abacate, amaranto, cogumelos, batata, frutos do mar e sementes de girassol.
– Manganês: encontrado no feijão, nozes, castanhas, amaranto, amora, abacaxi.
CONTATO
Dra Larissa Régis Berardo
Call:(11) 98723.2627
Instagram:@lariregisnutri
Leave a comment