Hobie Cat 14 que pertenceu ao pioneiro da classe Hobie Cat 16 está sendo restaurado! ISSO É HISTÓRIA!
Navegar a bordo de qualquer tipo de barco já é uma experiência emocionante por si só: lanchas rápidas, iates luxuosos, espaçosos catamarãs – mas hoje iremos falar um pouco mais sobre a oportunidade única que é velejar! Os amantes da navegação poderão atestar: velejar é vida!
Navegar a bordo de um veleiro é uma aventura libertadora, recheada da emoção e da autenticidade que possui a vida em alto mar!
Mas para você que sonha em ser um velejador, que está com seu barco precisando de uma restauração ou pretende adquirir um barco antigo, acompanhe tudo, e ao final , precisando de uma força, entre em contato com o experiente velejador Ricardo Dubeux, o responsável pela homenagem que está prestando ao seu saudoso pai, restaurando o Hobie Cat 14 que pertenceu a ele nos anos 70.
A contribuição da Familia Dubeux através do “Pioneiro” do Hobie Cat 16
A história da família Dubeux com a classe Hobie Cat foi iniciada pelo saudoso Mario José Dubeux Júnior , que faleceu de infarte em 1980, aos 38 anos, deixando 3 filhos, Mario Roberto, Ricardo e Mario José Neto, 15 anos, 14 anos e 12 anos, respectivamente. Ele sempre foi um grande apaixonado pela náutica, em especial pelos Hobie Cat´s.
Mario José iniciou sua vida na vela quando adquiriu um Hobie Cat 14 na década de 70 e logo ficou apaixonado pelo tipo de barco, pois ele era amante da velocidade, tendo inclusive em 1974, conquistado o Troféu de Campeão Campeonato Pernambucano de Motonáutica pilotando uma D500 ( Diamar 500) , com motor de 115HP Mercury. Essa prova foi realizada na bacia do Pina – Recife/PE.
Essa conquista só veio mostrar que Mario era um verdadeiro apaixonado pelos esportes náuticos e tudo isso veio às páginas da vida de Mário através da sua paixão pelo Hobie Cat onde conquistou títulos, ganhou regatas, e foi o fundador da Flotilha Pernambucana de Hobie Cat 16, barco que trouxe pioneiramente para o Brasil também na década de 70. Hoje essa paixão de Mario é reconhecida e celebrada todos anos pela Classe Hobie Cat 16, quando é realizada anualmente a Regata Mario José Júnior ( o Pioneiro) na Abertura Oficial de todos Campeonatos Brasileiros de Hobie Cat 16.
Após a partida de Mario Jose Dubeux Júnior seus 3 filhos continuaram a levar a paixão do Hobie Cat adiante e até hoje velejam e são incentivadores da Classe.
Restauração do Hobie Cat 14 do Pioneiro da Classe Hobie Cat 16
Nos primeiros meses de 2023 Ricardo, filho de Mario José, estava correndo pela praia de Candeias em Pernambuco quando avistou, numa Marina de Candeias ,a vela do Hobie Cat 14 que foi do seu pai nos anos 70. Emoção tomou conta… Terminou a corrida e parou na Marina de Candeias onde conheceu o novo proprietário do Hobie Cat 14, Daniel Mesquita ! Aproveitou o momento e ajudou a montar o barco. Ali nascia uma grande amizade!
Passaram-se meses até que na semana depois desembarcar da Copa Vela de Paulo Afonso na Bahia , mais especificamente , na quarta-feira 13 de Setembro, onde teve o prazer de conhecer uma grupo de velejadores de Hobie Cat 14 de Salvador que competiram todos com barcos antigos e estavam numa felicidade e irmandade ímpar, Ricardo recebeu uma mensagem de Daniel onde ele estava vendendo o barco. Na mesma hora Ricardo não pestanejou e muito emocionado comprou o barco.( ” Na minha vida nada acontece por acaso….”, frisou Ricardo.
Como novo proprietário dessa relíquia, Ricardo iniciou a remotagem do Hobie Cat 14 , pois o barco estava precisando de manutenção geral devido a impossibilidade de Daniel em conciliar seu trabalho com a necessária dedicação ao barco. O histórico Hobie Cat 14 estava com mastreação desmontada, sem o cadinho, trampolim descosturado e com muito lodo.
Naquele mesmo dia Ricardo iniciou a remontagem do barco. Trocou todos rebites, levantou o mastro, e após 3 dias de trabalho dedicado, montou o barco e foi dar uma primeira velejada de estigação. A velejada histórica foi logo no sábado 16 no final da tarde e no domingo 17 de fevereiro. Confiram a vibe:
Conheça um pouco da história dos barcos e os homens (Uma perfeita tradução de Vida!)
Mesopotâmia e Egito antigos
Uma das primeiras civilizações a utilizar barcos foi a Mesopotâmia, situada entre os rios Tigre e Eufrates. Os mesopotâmios desenvolveram embarcações rudimentares feitas de madeira, que eram utilizadas para transportar mercadorias e pessoas ao longo dos rios.
O Hobie Cat é um tipo de barco movido a vela. Sua competição impõe vários desafios aos pilotos/atletas que vão desde o vento às condições do mar. Mas estar perto da natureza, em meio a paisagens paradisíacas e cercado de amigos, transforma qualquer obstáculo em satisfação.
Com 4.27 metros de comprimento, mastro de 6,78m de altura e um trapézio, o HC 14 é um barco multicasco veloz projetado para um tripulante. “Foi uma verdadeira revolução nos esportes aquáticos e continua a fazer a adrenalina correr!”, destaca o site da International Hobie Class Association.
Três anos depois, em 1971, era criado o Hobie Cat 16, o barco mais popular da classe. Mantendo as características da velocidade e surgindo como um “Hobie Cat 14 maior”, o HC 16 foi projetado por Hobie Alter e Phil Edwards. É um veleiro feito para dois tripulantes, contando um trapézio duplo.
Atualmente, a classe Hobie Cat conta com os barcos: Hobie 14, Hobie 16, Hobie 17, Hobie 18, Hobie Dragoon, Hobie Wave, Hobie Tiger e Hobie Wild Cat.
Muito mais que as especificações técnicas e suas belas velas coloridas, a classe Hobie Cat é conhecida mundialmente pela união e confraternização entre os velejadores, unindo diversos catistas do mundo.
Leave a comment