Auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente.

By / 1 mês ago / Sem categoria / No Comments
Auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente.

Fonte:cmba.org.br

Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc.

As origens da auriculoterapia se perdem no tempo e fica difícil determinar de onde vieram os primeiros registros. Os egípcios acalmavam algumas dores pela estimulação de pontos no pavilhão auricular. Hipócrates, considerado o pai da Medicina, escreveu no seu livro “Geração” (século IV AC) que cauterizações (pequenas queimaduras localizadas) atrás da orelha podiam curar certos casos de esterilidade (1). Na Índia, antigos místicos recomendavam estimular o crescimento do lóbulo da orelha para se atingir o estado de Nirvana. No século XVII, um médico português de nome Zacutus Lusitanus retomou os escritos de Hipócrates e passou a tratar pela orelha dores de quadril, recorrendo à cauterização. No século XVIII, o famoso Valsalva descreveu uma técnica de tratamento de dores de dente por meio de cauterizações auriculares.

Os chineses a usavam dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tendo sido seus pontos mapeados por diferentes profissionais que deram origem às cartografias chinesas hoje conhecidas. Elas contemplam aproximadamente 200 pontos auriculares de tratamento localizados em ambas as faces da orelha.

Em 1951 Dr. Paul Nogier, médico francês residente em Lyon, ao receber em seu consultório uma paciente que tinha sido curada de dores ciáticas recorrentes por uma curandeira que cauterizara um ponto de sua orelha, curioso com o método e com os resultados obtidos, decidiu testar em seus pacientes o mesmo procedimento (2)(3).

A partir dos bons resultados obtidos, o Dr. Nogier prosseguiu em suas pesquisas e conseguiu determinar depois de mais de 20 anos de estudos, cerca de 43 pontos auriculares que tinham correspondência com órgãos e sistemas do corpo humano (2). Nogier publica então várias cartografias que ficaram conhecidas como Auriculoterapia Francesa, cada vez mais aperfeiçoadas, a última em 1987, onde fala mais em “zonas” do que em “pontos” (4).

Os pontos da escola francesa se baseiam na reflexologia e em um feto de ponta cabeça, um microssistema que pode refletir todas as mudanças fisiológicas do corpo humano (5). Nesse caso, quando ocorre uma desarmonia em qualquer parte do corpo, ela é refletida na orelha com reações de caráter e localidade específicos, relacionadas a cada enfermidade em particular. A escola francesa está amparada pelos fundamentos da neurofisiologia, mais recentemente confirmados por estudos de ressonância magnética funcional (2).
Portanto, a grande diferença entre a escola francesa e a escola chinesa é sua cartografia, ou seja, seus mapas auriculares são diferentes, pois foram criados baseados em diferentes premissas. A escola francesa usa para tratamento agulhas convencionais, agulhas semipermanentes (ASP), infravermelho, laser, massagens auriculares etc. Já a chinesa utiliza mais sementes, cristais e as próprias agulhas.

O sucesso da Auriculoterapia Francesa em tratar numerosas doenças, dores diversas e problemas psicossomáticos foi tanto que, em novembro de 1990, a Organização Mundial de Saúde reuniu-se em Lyon, na França, e seu Diretor Geral (na época o Dr. Hiroshi Nakajima) pediu sua inclusão na Medicina Geral, com uso especialmente indicado para dores e problemas funcionais, tendo sido o Dr. Paul Nogier homenageado como pai dessa técnica (6). Desde então houve grande impulso na difusão da Auriculoterapia e hoje se calcula que a mesma seja praticada em 80 países, como Alemanha, França, EUA, Itália, Holanda, China, Japão, entre outros, incluindo-se o Brasil.

A A.N.A.E.S. (Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde), órgão francês equivalente ao nosso Ministério da Saúde, publicou, em 2003 e 2004, documentos contendo as principais indicações para a Auriculoterapia Francesa, considerada por essa instituição como um subconjunto da Acupuntura (7). São elas:

  1. Dores agudas e crônicas visando analgesia;
  2. Ansiedade e depressão (parte do programa geral de tratamento);
  3. Distúrbios funcionais digestivos (náuseas e vômitos, incluindo aqueles que ocorrem pós-quimioterapia ou no pós-operatório);
  4. Vícios diversos, principalmente o tabagismo;
  5. Alergias, principalmente na rinite alérgica;
  6. Auxílio na recuperação motora;
  7. Patologia funcional urogenital.

Não existem contraindicações absolutas à auriculoterapia. É importante realizar a desinfecção local antes da inserção das agulhas com álcool a 70%, particularmente antes de inserir uma ASP (agulha semipermanente). Pacientes de risco como aqueles com AIDS, diabetes, imunodeprimidos, pacientes em uso de anticoagulantes, infecção ativa, devem ser tratados com cautela. Na gestação, Paul Nogier contraindicava (2) os pontos do útero, ovário, hipófise e genital, embora existam controvérsias sobre se realmente esses pontos trariam malefícios às gestantes (7).

Um outro aspecto importante que não podemos esquecer é o custo desse tratamento (8). Sabe-se que as técnicas de acupuntura, assim como outras técnicas de medicina complementar, têm custo significativamente menor do que o uso de medicamentos, por vezes caros, da medicina convencional. Além disso, a associação dessas terapias diminui consideravelmente o uso dos mesmos.

Escrito por:

Prof. Dr. Fernando M. Sant’Anna
Professor Adjunto da UFRJ
Especialista em Acupuntura pela UFF.

Qualquer pessoa pode praticar Acupuntura?Veja aqui no vídeo da CMBA:

 

Referências Bibliográficas

1. Rouxeville Y. Auriculotherapie: acupuncture auriculaire [Internet]. Paris: Springer; 2007 [citado 9 de maio de 2018]. Disponível em: http://site.ebrary.com/id/10210895.
2. Nogier PFM (1969) Traité d’Auriculothérapie. Maisonneuve, Moulin-lès-Metz.
3. Nogier P, Nogier R (1979) L’homme dans l’oreille. Maisonneuve, Sainte-Ruffine.
4. Rouxeville Y, Méas Y. Panorama de l’auriculothérapie et de l’auriculomédecine [Internet]. Paris; New York: Springer; 2011 [citado 9 de maio de 2018]. Disponível em: http://site.ebrary.com/id/10494269.
5. Nogier R, Nogier R. Auriculotherapy. Stuttgart ; New York: Thieme; 2009. 176 p.
6. World Health Organization (1990) Report of the Working Group of Auricular Acupuncture Nomenclature. WHO Genève.
7. Rouxeville Y, Méas Y, Bossy J (2008) Auriculothérapie, Acupuncture Auriculaire. Spinger, Paris, 1re éd.
8. Nabil E, Chaari H, Farah MA, Trabelsi D et al. (2006) Intérêt de l’auriculothérapie dans une clinique de la Sécurité Sociale (Bizerte) en Tunisie. Actes du Ve Symposium international d’auriculothérapie et d’auriculomédecine. GLEM – EIPN – AASF Lyon.

O CMBA

O Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – CMBA é uma associação civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e forma federativa, que congrega médicos acupunturiatras em todo o território nacional. Foi fundado em 11 de abril de 1998 e sua representação administrativa tem como sede a cidade onde estiver a presidência do CMBA durante o tempo da sua gestão.

A sua representação estadual se faz através das federadas. Elas estão presentes em 27 estados brasileiros. Assim como o CMBA Nacional, a diretoria das federadas é eleita a cada três anos.

SÃO FINALIDADES DO CMBA:

I. Congregar os médicos acupunturiatras do país e suas entidades representativas com o objetivo de defesa geral da categoria no terreno científico, ético, social, econômico e cultural;

II. Contribuir para elaboração da política de saúde em acupuntura e aperfeiçoamento do sistema médico assistencial do país;

III. Orientar a população quanto aos problemas da assistência médica, preservação e recuperação da saúde;

IV. Orientar e esclarecer o público sobre os assuntos referentes à Acupuntura;

V. Promover campanhas de cunho social que visem prevenir, preservar e recuperar a saúde da população;

VI. Zelar pela qualidade da prática médica da Acupuntura, estabelecendo para este fim, quando se fizer necessário, parcerias com órgãos e instituições governamentais, Conselhos, Associações e Sindicatos;

VII. Prestar apoio e colaboração a quaisquer iniciativas de instituições públicas e/ou privadas destinadas à preservação e ao aperfeiçoamento dos princípios éticos, técnicos e científicos que devem nortear a atividade do médico especialista em Acupuntura;

VIII. Defender, em juízo ou fora dele, os interesses de seus filiados, desde que tais interesses possam ser caracterizados como coletivos ou difusos e possam acarretar benefícios diretos ou indiretos para a classe dos médicos acupunturiatras como um todo;

IX. Elaborar, atualizar, divulgar e recomendar a classificação de procedimentos médicos para prestação de serviços médicos em acupuntura;

X. Incentivar de modo permanente o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre seus associados e entidades congêneres;

XI. Propugnar pela divulgação dos conhecimentos científicos da Acupuntura, através de simpósios, congressos e reuniões, bem como editar quaisquer outras publicações, inclusive associada a instituições públicas e/ou privadas;

XII. Conceder título de especialista, em conformidade com o disposto pelo Conselho Federal de Medicina – CFM – e Associação Médica Brasileira – AMB;

XIII. Fornecer diretrizes para conteúdos e métodos de formação médica em acupuntura;

XIV. Fomentar o ensino médico continuado e o aperfeiçoamento em acupuntura;

XV. Incentivar pesquisas e estudos que contribuam para o desenvolvimento da Acupuntura.

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK