Dia de emoção marca o inicio dos treinos da Classe Optimist no Cabanga Iate Clube em Maria Farinha
Por Gabriel Miguel de Jesus(Equipe www.acaoeaventura.com.br)
Hoje, 15 de outubro de 2020 marcou o inicio dos treinos intensivos dos atletas de Pernambuco que estarão treinando e concentrados na sub-sede do Cabanga Iate Clube de Maria Farinha de hoje até domingo quando serão realizadas as regatas da II Etapa do Campeonato Pernambucano.
Para esse trabalho vale ressaltar que além do trabalho e planejamento o Cabanga conta com um equipamento de apoio, o Alojamento Mario Jose Dubeux Junior, para que os meninos consigam permanecer concentrados e participar de todos os compromissos físicos, técnico e táticos na água e palestras a noite, alem claro de muito conforto e segurança que foi inaugurado em 1997 na gestão do então comodoro Roberto Alcoforado e que foi capitão da flotilha da classe Hobie Cat 16 e em 1981 em São Sebastião sagrou-se campeão Brasileiro fazendo dupla com o saudoso timoneiro Sérgio Gama que naquele ano iniciava uma época de grandes conquistas pernambucanas na classe Hobie Cat 16 que levou o nome do Cabanga Iate Clube como a hegemonia brasileira na classe. Nomes como Saudoso Sergio Gama, Roberto Alcoforado, Ênio Gama, Sergio Leal, saudoso Gustavo Leal,Eduardo Mac Dowell dos Santos (Proeiro de Gustavo Leal), Cisneiros(CiCi), Ricardo Essinger, Ted Monteiro,Joaquim Gomes, Fábio Gomes, Mario Gouveia, Carlos Russel,Emílio Russel, Julião Escudeiro, Hélio Albuquerque, Alexandre Leal, Beto Leal,Guilherme Araujo, Peninha, Victor Ramos, Fábio Ramos, Fernando Ramos,Carlos Moura-O Carlito-(Ou melhor, Nó Cego)Rômulo Couceiro(Bobina), Fernando Melo(Caroço), Flavio Melo, Queixinho, Miguel Alcoforado-Ratinho,Gésio Lira, Geisa Lira, Agenor Machado,Verônica Machado, Bruno Machado, Henrique Machado, Jan Wetters, Antonio Campos, Sergio Cardoso, Claudio Cardoso,Carlos Pires( Tito), Paulinho, Liliane, Taciana Gama, Andre Cahú, Roberto Cahú, Rodrigo Cahú, Edival Júnior, Ana Lucia Monteiro, Antonio José Dubeux Dourado(Tota), Rafael Monteiro, Tiago Monteiro, Geraldo Calazans, Toinho, Faustinho, Plínio Andra Lima(Tio Plínio), Hans Hutzler, Gustavo Cysceiros, Roberto Cardoso, Américo Vespucio Carneiro Leicht , Socorro Farias(Socorrinho), Sônia Gama, Ricardinho Correa, Romero Rosa Borges, Eduardo Correa de Carvalho, George Hutzler, Raquel Ortiz, Rene Vernon, Glu, Antonio Andrade Lima(Toninho),Eduardo (tio Dudu), Sérgio Portela, Eduardo Ventura, Renato Altino Almeida, Bruno Saraiva, André Dubeux Oliveira,Hisbelo Andrade Lima ,Jorge Andrade Lima, Eduardo Figueiredo,Rodrigo Figueira, Jorge Vilanova, Felipe Araujo,Bruno Kramer, Bebeto Freitas, Bruno Vilanova, Gustavo Venancio, Carlos Blauth,dentre outros…, além claro, o próprio pioneiro, Mario José Dubeux Júnior e seus 3 filhos, Mario Roberto, Ricardo e Mario José Neto,que juntos aos demais, colaboraram com a construção da inesquecível e histórica hegemonia pernambucana nessa classe nos anos 70 , 80 e 90.
O Alojamento recebe o nome do responsável pela vinda dessa classe para pernambuco ,que como pioneiro é também lembrado em todos Campeonatos Brasileiros na Regata da Abertura dos Campeonatos,que recebe o nome dele até hoje.Outra bela homenagem merecidíssima está no Iate Clube de Itamaracá, a “Garagem de Vela Mario José Dubeux Júnior- Além de pioneiro da Classe,Mario José também era cunhado do fundador do Iate Clube de Itamaracá ABDIAS GUSTAVO FIGUEIREDO ANDRADE OLIVEIRA (in memoriam) Primeiro Comodoro na Gestão: 1981 – 1987.
Mas o dia hoje ,dia 15 de outubro de 2020, fez o Alojamento Mario José Dubeux Júnior voltar a fazer história, pois um fato emocionante marcou o dia de inicio dos trabalhos de treinos intensivos : Bárbara Morato Dubeux, neta de Mario José Dubeux Júnior, que estreou na classe oficialmente esse ano, hoje foi a primeira da família, dentre filhos e netos , a usar o Alojamento que foi construido em 1997 e recebeu o nome do seu avô.
Ao lado de Bárbara , muito emocionado e repleto de gratidão estava o filho de Mario José Dubeux Júnior, Ricardo Arantes Dubeux, pai de Bárbara: “Fiz questão de acompanhar minha filha até Maria Farinha e deixá-la no clube aos cuidados do corpo técnico da classe Optimist. Fiquei muito feliz em ver o Alojamento em Perfeito funcionamento, pois tive a honra de está compondo a diretoria do Comodoro Roberto Alcoforado em 1997, quando juntos, construímos esse equipamento que foi essencial para o desenvolvimento das classes Optimist, Laser, Dingue, Hobie Cat 14 e 16, Day Sailer, Snipe, e Oceano. Agradeço a Deus por mais esse momento inesquecível , com sentimento de dever cumprido, ao fechar um ciclo de velejadores que souberam honrar a origem deixando um legado a vela pernambucana”.
Um outro fato que me deixa muito feliz e agradecido é ver o técnico amigo e irmão Edval Junior a quem confiei a função quando estava na Vice-Comodoria em 1999, com o companheiro o comodoro Sérgio Mota! Deus abençoou a escolha em 1999 e hoje tenho orgulho de ver ele mostrar ao mundo sua competência a serviço da base da vela de Pernambuco! Obrigado meu Deus por esse momento inesquecível! Bons Ventos geração Junior – Yuri- Pedro e Carlito – Dinho! Esse time é de Deus!
Muito emocionado já no final do dia de hoje Edival Júnior fez questão de enviar uma linda e emocionante mensagem:”Agradeço profundamente a você Ricardo e ao grande amigo e comodoro Sérgio Mota por acreditarem no meu trabalho, e pela construção de um dos melhores alojamentos de vela do Brasil!!!”.
Em resposta Ricardo Dubeux escreveu: “Amigo irmão Edival Junior você tem todos seus méritos eu só fiz o que Deus me fez enxergar na época : um jovem e talentoso velejador e um ser humano extraordinário! Você é uma pessoa a quem alimento uma admiração e respeito! O senhor continue te abençoando! Bons Ventos!”.
UM DIA PARA ETERNIDADE!
Leave a comment