Adidas lança tênis feito 100% com plásticos retirados do oceano
Fonte: almasalgada.art.br
Em junho de 2015, a Adidas lançou um novo protótipo de um tênis feito inteiramente com plásticos retirados do oceano em parceria com a Parley for the Oceans, uma ONG que sincroniza a economia atual com o ecossistema da natureza.
Além de proteger os oceanos, a Parley faz com que a proteção ambiental seja lucrativa para grandes empresas ao mesmo tempo em que combate o desperdício. Para sua fabricação, os plásticos foram retirados de uma expedição de 110 dias ao longo da costa oeste da África. Parte do material recolhido vem de redes utilizadas por pescadores ilegais, que poluem o mar e podem matar diversas vidas marinhas.
Absolutamente todas as partes utilizadas para criar o modelo chamado são recicláveis, como fibras, fios, filamentos. O Primeknit é tricotado e isso gera resíduos zero em comparação com o processo de corte necessário para a maioria dos outros tênis.
Depois da coleção de roupas feitas por Pharrell Williams e G-Star fazerem sucesso, eis que a indústria da moda começou a levar mais a sério a ideia de reaproveitar materiais recicláveis, ao invés de ter como fim o lixo. Pensando nisso, nasceu esse belo trabalho dessa ONG que sincroniza a economia atual com o ecossistema da natureza.
Além de proteger os oceanos, a Parley faz com que a proteção ambiental seja lucrativa para grandes empresas ao mesmo tempo em que combate o desperdício. Para sua fabricação, os plásticos foram retirados de uma expedição de 110 dias ao longo da costa oeste da África. Parte do material recolhido vem de redes utilizadas por pescadores ilegais, que poluem o mar e podem matar diversas vidas marinhas. Algumas destas redes foram confiscadas por ativistas ambientais da Sea Shepherd.
Durante o último ano de 2016, foi feito porém, uma parceria com o designer Alexander Taylor, que trabalhou na produção dessa fibra e técnica dos fios que finalmente puderam ser utilizados para a criação dos produtos de performance. O resultado é o lançamento de um tênis edição limitada que agora está disponível para o público, que usa exatamente os mesmos materiais como o protótipo.
Essa iniciativa é super interessante! Pode ser o ponta pé inicial para outras marcas fazerem o mesmo e reduzir a poluição dos oceanos. Cada pedaço de plástico retirado pode salvar a vida de um animal marinho 🙂
Leave a comment