Rally do Velho Chico foi realizado com sucesso por velejadores de Hobie Cat 16 e SuperCat 17 subindo o rio São Francisco
Fonte e Imagens: Mario Roberto Arantes Dubeux
No domingo, 24 de abril (24/04), 11 barcos completaram o Rally do Velho Chico. Durante 4 dias os velejadores navegaram pelo rio de Sergipe e Alagoas. Os tripulantes representaram os estados de Rio Grande do Sul, Bahia , Pernambuco e Sergipe.
As cidades de Propriá (Sergipe) e Traipu (Alagoas) foram umas das escolhidas para o pernoite dos navegantes, enquanto aguardavam a manhã seguinte para retomar o circuito do rally. Os velejadores aproveitaram o destino para redescobrir o Rio São Francisco e as cidades ao redor, além de levarem a cultura do Hobie Cat 16 para a região.
O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul.
O Rio São Francisco possui grande importância social, econômica e cultural para o Brasil, abastecendo boa parte do Nordeste e gerando energia por meio de hidrelétricas. O Rio São Francisco representa um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e, especialmente, da Região Nordeste.
O rio São Francisco possui uma característica perene, ou seja, é um rio que não seca. Esse fator ocorre devido aos elevados índices pluviométricos e a rica drenagem em sua cabeceira. O rio possui declives acentuados em alguns trechos, especialmente na nascente e próximo à foz.
Veja aqui algumas imagens e vídeos produzidos pelo experiente velejador Mario Roberto Arantes Dubeux(Foto Abaixo) que já participa desse Rally desde 2016:
O também experiente velejador Antonio José Dubeux Dourado, que participou na proa do hobie cat 16 comandado pelo Mario Roberto Arantes Dubeux, fala como foi a chegada em Traipu:
Chegada do barco de apoio em Traipu no último sábado, 23 de abril de 2022. O Barco de Apoio veio atrás de todos os participantes transmitindo total segurança aos velejadores durante todo percurso. Nesse vídeo conferimos a alegria dos velejadores na chegada do Barco de Apoio trazendo o conhecido arroz carreteiro preparado pelo velejador Fadanelli e organizado pelo presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat(ABCHC) o velejador Wilson Alves Neto, idealizador do Rally do Velho Chico:
Foto do momento inesquecível que os tripulantes dos 5 primeiros barcos chegaram na cidade de Traipu:
O Rally do Velho Chico de 2022 contou com a participação de:
Wilson Alves Neto e Berg
Mario e Antonio Dubeux
Guilherme Araújo e Nicole
Papito e Vânia
Kim e Pão
Ledo
Falko Félix
Bibi, Aninha e Cauã
Fadanelli e Ademar
Ricardo Careca e Pituca
Machado e Ketlin
Depois de chegarem na Pousada Viver, em Gararu, os velejadores desmontaram os barcos e curtiram a noite de forró na tradicional confraternização:
Na Segunda-feira , 25 de abril, o carismático velejador alemão Berg, emocionado, fala do Raly do Velho Chico:
Nós que fazemos o www.acaoeaventura.com.br sempre apoiamos o Rally do Velho Chico, desde a primeira Edição em 2016 cobrindo, e participando da Trip em 2019 , pedalando e velejando, queremos agradecer ao casal Marjorie e Wilson Alves Neto, por tudo que eles, incansável fazem, para abrilhantar, cada vez mais, esse evento. Ratificando nossa gratidão nada melhor do que, fazer nossas, as palavras do artista cordelista Erisvaldo Bonfim pela bela homenagem ao casal:
BONS VENTOS e Até 2023!
Hobie Way Of Life!
Leave a comment