Conheça a história das Ruínas do povoado de Porto Arthur Lundgren do Rio Timbó-Paulista/PE navegando ou fazendo uma trilha Off-Road
FONTE: Guilherme Veiga- Mestre em Direito pela UNICAP .Especialista em Direito Constitucional Internacional pela Universitá de Pisa/UNIPI-Itália
O Rio Timbó está encravado pelos povoados de Maria Farinha, Nova Cruz e o antigo Engenho Jaguaribe, bem como as ruínas do antiga Igreja de São Bento.
“Localizado na parte leste do rio Timbó, distante 3 mil metros de sua foz, foi construído, pela família Lundgren no início do séc. XX, com 1 km de extensão e todo o seu maquinário foi trazido da Inglaterra. O ancoradouro servia para facilitar a aproximação dos barcos que aqui chegavam, munidos de mercadorias para o abastecimento da cidade. Esse transporte intensificou-se durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia o temor da escassez de alimentos. Na época da instalação do porto, Paulista tinha cerca de 32 km de estradas de ferro, que alcançavam as estações dos municípios vizinhos, passavam pelo centro da cidade, indo até àquele cais. Pelo porto entraram os materiais utilizados nas construções dos prédios da família Lundgren, da Igreja de Santa Izabel, das chaminés das fábricas e até mesmo em algumas casas. No povoado de Porto Arthur existiam, no início de sua povoação, 16 casas com famílias de pescadores e trabalhadores do cais. Por esta razão foi construída, em 1950, uma escola rural com o nome Arthur Lundgren – último filho do patriarca sueco Herman Theodor Lundgren. A escola foi desativada no início da década de 60, com o fechamento do cais. A área é um verdadeiro santuário da natureza, contendo ainda em toda a área do rio Timbó resquícios de mangue bem preservados, além de árvores típicas da Mata Atlântica.” (Prefeitura de Paulista)
Confira nesse belo vídeo “A MISTERIOSA história do Rio Timbó” produzido pelo Advogado Guilherme Veiga- Mestre em Direito pela UNICAP .Especialista em Direito Constitucional Internacional pela Universitá de Pisa/UNIPI-Itália e desta forma, verás que este rio foi e ainda possui uma importância econômica, social e cultural para a região, como fora no passado, servindo para o transporte de pessoas e mercadorias, bem como hoje atuando como um atrativo turístico muito cobiçado e estetizado:
Para que quiser conhecer o local de trilha para apreciar o passeio desfrutando de uma pequena trilha por estrada de barro começando no cruzamento da BR 101 com a PE-15 e visitando pontos turísticos pouco conhecidos de Abreu e Lima (antigo Forno de Cal, Ruínas da igreja de São Bento e Rio Timbó).
O lugar é lindo. E tem também o Porto Jatobá mais para dentro(oeste) do Rio Timbó. Só que é bem estreito pra chegar. É um Porto de pescadores.
A região tem uma história riquíssima. Existem muitos naufrágios antigos…
A Cia Pernambucana de navegação Costeira ( Vapor ) perdeu muitos barcos nesta região ( período 1900 )
FICHA TÉCNICA DA TRILHA EM CARROS OFF-ROAD:
Distância percorrida: 24,8 km (02:53)
Tempo em andamento: 02:20
Velocidade média: 8,56 km/h
Média em movimento: 10,6 km/h
Velocidade Máxima: 60,32 km/h
Altitude Mínima: 1 m
Altitude Máxima: 72 m
Velocidade de Subida: 146,3 m/h
Velocidade de Descida: -551,7 m/h
Ganho de altitude: 311 m
Perca de altitude: -321 m
Tempo de Subida: 02:07
Tempo de Descida: 00:34
Referencia: https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/ruina-da-igreja-de-sao-bento-ruina-do-forno-de-cal-rio-timbo-aerodromo-16859598
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