Adrenalina Pura é o fita azul enquanto o Aventureiro 4 é vice-campeão da Refeno 2023
Fonte e Fotos: www.refeno.com.br
O catamarã Adrenalina Pura foi o primeiro barco a cruzar a linha de chegada da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), neste domingo (24), completando assim as 300 milhas náuticas (560 km). A travessia foi realizada em praticamente um dia: 24 horas, 21 minutos e 47 segundos. A partida ocorreu no último sábado (23), no Marco Zero do Recife.
O que é fita azul ?
O fita azul, ou melhor, primeiro barco a cruzar a linha de chegada, foi o Adrenalina Pura! Logo no início da travessia, a embarcação apresentou um problema no cabeamento que segura a vela mestra, dificultando muito o desempenho do catamarã. Assim o barco só assumiu o primeiro lugar na madrugada do domingo 24 de setembro, por volta da 0h35.
A largada
Com 88 barcos, tivemos neste sábado (23/09), a partida da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, Refeno. O público acompanhou de perto o desfile dos veleiros no Marco Zero do Recife.
Agora, são 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha. Na chegada, descobriremos os vencedores de todas as classes – e também dos prêmios especiais.
Acompanhe em tempo real a travessia das embarcações AQUI
Saiba a classificação aqui: https://www.refeno.com.br/secretaria/relatorios/classificacaogeral.php
Em 2022 o Aventureiro 4 foi Fita Azul
Em 2022 Regata Recife Fernando de Noronha foi um presente dos sonhos de Hans Hutzler, que surpreendeu muita gente quando anunciou sua ideia de correr a Refeno 2022 em solitário. Isso porque o Aventureiro 4 foi trazido navegando da França em 2020 por Hans, sua esposa Karina, o filho Felipe (na época com 8 anos) e os amigos Rafael Chiara e Paulo Carvalho. Possui uma grande estrutura interna, com geladeira, freezer, ar condicionado, gerador e dessalinizador, por exemplo. Antes de zarpar, Hans Hutzler tinha evidenciado que o barco oferecia todas as condições de fazer a travessia nessas características. E ele provou que estava certo.
Esta conquista continua sendo record da Refeno e pertence ao pernambucano Hans Hutzler: o velejador de 50 anos que venceu 80 barcos na maior regata do país.
Mas não foi uma vitória qualquer. A conquista se deu com navegação em solitário – quando o velejador opta por conduzir sozinho a embarcação. Foi a primeira vez em que um velejador solitário se lançou no desafio de fazer uma Refeno num barco tão grande, de 51 pés (mais de 15 metros).
O que é Refeno?
Leave a comment