Regata Internacional Recife Fernando de Noronha terá largada nesse sábado dia 27 no Marco Zero do Recife Antigo

By / 1 dia ago / Sem categoria / No Comments
Regata Internacional Recife Fernando de Noronha terá largada nesse sábado dia 27 no Marco Zero do Recife Antigo

FONTE: www.refeno.com.br

Cabanga anuncia novidades da Refeno 2025, com direito a uma tripulação 100% feminina*
A 36ª edição da Maior Regata Oceânica da América Latina tem 100 barcos confirmados e 12 pré-inscritos_ O Cabanga Iate Clube de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (17/09), a Coletiva de Imprensa da 36ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno).
O evento foi no Restaurante Chicama, na sede do Cabanga Recife. Na ocasião foram detalhadas as informações para mais uma edição da Maior Regata Oceânica da América Latina, dentre elas a presença de uma embarcação 100% feminina, o Pura Vida, de São Paulo. A Refeno 2025 também registra um aumento no número de mulheres, 28% de todos os participantes são do sexo feminino.
Em 2024, o percentual foi de 20%. Nas ações sociais, a nova atração é a ação veterinária em Noronha. A partida das 300 milhas (560 km) até o Arquipélago será no dia 27 de setembro, direto do Marco Zero do Recife. A coletiva contou com a presença do Comodoro do Cabanga, Altair Júnior; do Diretor de Vela Oceânica e da Refeno, Walter Neukranz; do Comandante Carlos Frederico Tojal, da Capitania dos Portos de Pernambuco; Eduardo Loyo, Presidente da Empetur; Virgílio de Oliveira, Administrador de Fernando de Noronha; e Edival Júnior, Presidente da Comissão de Regata da Refeno.
Neste ano, a Refeno conta até agora com 100 barcos confirmados e 12 pré-inscritos. São veleiros de 16 estados do Brasil e mais quatro países estrangeiros. Entre as embarcações brasileiras, a maior flotilha é do Rio de Janeiro, com 20 veleiros, um a mais do que a de São Paulo, com 19 – sendo um com tripulação 100% feminina, o Pura Vida, da comandante Carla Silva Lopes. A tripulação conta com oito mulheres. Bahia e Pernambuco vêm na sequência, com 14 e 12 representantes, respectivamente. Santa Catarina tem seis; o Rio Grande do Sul cinco; o Paraná quatro.
Também vão participar barcos do Espírito Santo (3), Sergipe (3), Paraíba (2), Ceará (1), Rio Grande do Norte (1), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1). Entre os estrangeiros, são três argentinos: San Salvador, Huyara e Intrepid. Da Espanha, o Aliena está na disputa. Também da Europa, tem o Odara (Dinamarca). E da Oceania, o Shamaness estreia representando a Austrália.
Todos já ansiosos para a partida das 300 milhas náuticas (560 km) até o Arquipélago. “A Refeno é uma grande festa náutica, mas sobretudo um evento que transcende a parte esportiva. São quase 900 velejadores, movimentando a economia e o turismo de Recife e do Arquipélago de Fernando de Noronha. E este ano temos 100 barcos inscritos, inclusive um 100% com mulheres”, destacou o Comodoro Altair Júnior.
Desde 2008 que a Refeno não contava com 100 embarcações. “A Marinha do Brasil está presente mais uma vez na Refeno, fazendo a segurança da regata com o Navio Patrulha, e ainda com a presença do Cisne Branco durante a travessia, que inclusive terá visitação pública”, enfatizou o Comandante Carlos Frederico Tojal, Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Pernambuco.
*FITA AZUL*
O Fita Azul no ano passado foi o Adrenalina Pura. O veleiro pernambucano conquistou o título da edição de 2024 ao cruzar a linha de chegada no Mirante do Boldró após 18h49m25s de travessia, o 5º melhor tempo da história. Os outros quatro são do próprio barco, quando ainda era da bandeira da Bahia, em 2000, 2001, 2007 e 2008. Maior campeão da Refeno, o Adrenalina Pura levou o Fita Azul pela 9ª vez.
Em 2023 e 2024, já com os proprietários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto, sócios do Cabanga. Em 2024, foi comandado por Gustavo Borges Pacheco na disputa. Este ano, o Adrenalina Pura está garantido e vai em busca da 10ª Fita Azul do barco na história da Refeno. “Além da parte esportiva, a Refeno também movimenta o turismo e a economia do Recife e de Fernando de Noronha, uma vez que são cerca de 700 velejadores, entre comandantes e tripulação, envolvidos na regata”, destacou o Comodoro do Cabanga, Altair Júnior.
*ABERTURA E SHOWS*
Não bastasse ser considerada a Maior Regata Oceânica da América Latina, a Refeno tem muitos outros atributos. A abertura será no sábado (20/09), com shows de Timbalada e Clara Sobral na sede do Cabanga. Na quinta (25/09), é a vez de Nando Reis e PV Calado. No sábado (27/09), tem a partida dos barcos em direção ao Arquipélago de Fernando de Noronha, a partir das 11h30, direto do Marco Zero do Recife. Será o começo da travessia de 300 milhas náuticas (cerca de 560 km).
Em Fernando de Noronha, será a vez de Digão Raimundos e Alceu Valença comandarem a Festa da Premiação na quarta-feira (01/10), no Forte dos Remédios!
*AÇÕES SOCIAIS*
A Refeno também avança, a cada ano, nas ações sociais. Esse ano, a novidade é a ação veterinária, em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária de Noronha (NVA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A ação vai durar de 26 de setembro a 4 de outubro. “Noronha tem um grande número de animais abandonados e então a ação vai fazer atendimentos e pequenas cirurgias, comprovando que a Refeno é um evento de consciência social e ambiental”, afirmou Virgílio de Oliveira, administrador de Fernando de Noronha.
Ainda em Fernando de Noronha, haverá ação de saúde no Hospital São Lucas, jurídica na Casa de Justiça e Cidadania, além de atividades na Creche Bem-me-quer e na Escola Estadual Fernando de Noronha. Já na sede do Cabanga, vamos ter visitas aos veleiros de estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife e de pessoas com Espectro do Autismo e Síndrome de Donw. Teremos também a ação ambiental, com plantio de mudas na área de mangue do Cabanga.
*REFENINHO*
Pelo segundo ano seguido, a Refeninho está confirmada na programação da 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A iniciativa, que promove um passeio ecológico com estudantes da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha em embarcações participantes da regata, volta a integrar o evento após o sucesso de sua estreia em 2024. A ação tem a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), consolidando mais uma vez a parceria entre o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a Administração da Ilha, a Marinha do Brasil e o ICMBio.
*NOITE LITERÁRIA*
A literatura também ganha seu espaço! No dia 24 de setembro, no Cabanga, acontece a tradicional Noite Literária, um encontro que celebra livros, autores e o universo náutico em um só lugar. A ação tem como objetivo valorizar e divulgar obras de escritores independentes ou já publicados, promovendo o encontro entre literatura, cultura e esporte em um dos eventos mais marcantes do calendário náutico do Brasil.
*PALESTRAS*
A Refeno 2025 também traz variadas palestras sobre o universo náutico. Destaque para a roda de conversa sobre a vela feminina, já na segunda-feira (22/09), a partir das 18h. “De Pernambuco para os mares do mundo” será o tema da palestra na terça (23/09) de Luís Moriel e Fernanda Sarinho. Já César Melo traz o tema “Uma viagem para além do fim do mundo” na quarta (24/09).
*ASSESSORIA DE IMPRENSA*
Maurício Júnior (81) 98873-5777
Marcos Leandro (81) 98862-9303
*Fotos:* André Rick/Cabanga

 

Confere no PDF tudo que vem por aí na 36ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha!

Bons ventos!

Clique Aqui e veja a programação completa 

 

A Refeno

Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) criada em 1986, com apenas 22 participantes, época em que estes contavam apenas com os astros para determinar sua rota de navegação. Em constante evolução vem atraindo, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender por quê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são das mais belas do país.

Os barcos partem do Marco Zero, ponto turístico do Recife e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes. São 300 milhas náuticas de percurso, ou 560 km entre céu e mar.

A Organização

Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a Refeno quebrou um recorde em 2004 com mais de 140 barcos inscritos na regata. Veleiros de tamanhos e categorias diferentes. E o grande vencedor foi o Ave Rara, um trimarã de Pernambuco, embarcação espartana e muito veloz, comandada por Vicente Gallo.

As classes

Todos os anos, recebemos embarcações de diversas classes como: ORC, VPRS, RGS, Mocra, Multicascos: Catamarãs e Trimarãs, Metal, Bico de Proa, Aberta e Turismo. Algumas dessas classes precisam apresentar o certificado de Medição, com validade anual, onde será aplicada de acordo com a correção do tempo corrigido.

Classe ORC – barcos portadores de certificado ORC, válido para o ano corrente. A correção dos tempos reais será feita pelo sistema simplificado Performance Line Corrected Time, utilizando-se para o cálculo a distância geográfica de 291,6 milhas náuticas.

Classe VPRS – barcos portadores de certificado VPRS, válido para o ano corrente. A correção dos tempos será pela aplicação do TCC sobre os tempos reais.

Classe RGS – barcos portadores de certificado RGS, válido para o ano corrente. A correção dos tempos será pela aplicação do TMFAA sobre os tempos reais. A não apresentação deste certificado acarretará na aplicação do maior TMFAA de um barco semelhante cadastrado no banco de dados da BRA/RGS.

Classe MOCRA – Barcos portadores de certificados MOCRA, válido para o ano corrente. A correção dos tempos será pela aplicação do TCF sobre os tempos reais.

Classe MULTICASCO – Catamarã

Classe MULTICASCO – Trimarã.

Classe ABERTA – destinada aos monocascos que não se enquadrarem de forma alguma nas classes ORC, RGS ou AÇO, e cujos comandantes não desejam participar da classe BICO DE PROA. Em função de análise da Comissão Organizadora, barcos de série só podem inscrever-se nesta classe quando a citada comissão não encontrar nos arquivos da RGS/ORC uma medição para o mesmo modelo.

Classe Aço – Barcos construídos em aço. Barcos deste tipo poderão se inscrever nas classes RGS ou ORC, desde que tenham certificados de medição dessas classes.

Classe Alumínio – Barcos construídos em alumínio. Barcos deste tipo poderão se inscrever nas classes RGS ou ORC, desde que tenham certificados de medição dessas classes.

Classe BICO-DE-PROA – Os barcos da Classe Bico-de-Proa deverão ser barcos do tipo monocasco que usem velas grandes, genoas e bujas confeccionadas unicamente com Dacron, Prolan ou filmes, não sendo permitida a utilização de spinnakers simétricos ou assimétricos. A inscrição de barcos nessa Classe está sujeita à análise e aprovação da Comissão Organizadora.

Classe TURISMO – Nesta classe poderá se inscrever qualquer barco que não deseje participar da regata a vela. Poderá ligar o motor durante todo o percurso sem nenhuma penalização. Estarão nesta classe as embarcações que desejam participar do evento e apenas fazer turismo oficialmente na Refeno.

Uma das classes escolhidas por alguns velejadores é a classe turismo, para aqueles que desejam participar da regata sem nenhuma penalização, apenas passear.

O recorde

O atual recorde é do Veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que tem como comandante Georg Ehrensperger que conquistou a marca de 14 horas, 34 minutos e 54 segundos em 2007.

O recorde dos monocascos é do veleiro gaúcho Camiranga, comandado por Gabriel Samuel Albrecht, que em 2017 fez a travessia em 19h03min18.

A Premiação

Mas não é apenas o barco que chega primeiro que recebe prêmio na regata mais charmosa do Brasil. Além do Fita Azul, os três primeiros colocados das diversas classes também recebem troféus. Outras premiações também fazem a alegria dos competidores, como o primeiro estrangeiro a cruzar a linha de chegada, o barco que vem de mais longe, o tripulante mais jovem, o mais velho e o barco com maior percentual de mulheres a cruzar a linha de chegada e não termina por ai, ainda tem prêmio para o penúltimo colocado que leva o Troféu Tamar: tartaruga marinha.

E é assim, festejando do primeiro ao último colocado, que a Refeno faz sucesso. Ela é muito mais do que uma simples competição; um ponto de encontro de amigos, que escolheram a vela como estilo de vida.

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK