VI Desgarrados MTB XCM será realizada no próximo domingo, dia 01 de dezembro!

By / 2 semanas ago / Sem categoria / No Comments
VI Desgarrados MTB XCM será realizada no próximo domingo, dia 01 de dezembro!

FICHA TÉCNICA:

VI DESGARRADOS MTB XCM
Prova de MTB
Largada e Chegada no Hotel Meteora de Aldeia(Hotel Rústico onde você é recebido pelo próprio Proprietário, com alimentação saudável sempre servido ao lado da piscina. Vista bonita com direito a neblina e temperatura agradável. Quartos simples porém espaçosos com tudo funcionando. Café da manhã com muitas frutas. Almoço e jantar caseiros !
Serão dois percursos: 30km e 56km,
Terrenos diversos, descidas e subidas.
Inscrições encerram hoje, 28/11, pelo

Página

A prova será realizada no principal ponto turístico da cidade de Camaragibe conhecida como  bairro de Aldeia, onde está a parte mais alta de cidade, que atrai um maior número de visitantes ao município. Com clima agradável e coberto de verde, o local abriga diversos clubes de campos que alugam cavalos, spas, restaurantes acolhedores e hotéis campestres. Principalmente nos finais de semana, é grande o movimento de carros subindo a ladeira de Aldeia com passageiros dispostos a desfrutar da tranquilidade do campo nos confortáveis chalés, localizados em sítios rodeados de fruteiras e flores. Distante apenas 16 km do Recife, o local já passou a ser residência fixa de muitas pessoas que, diariamente, “descem” para trabalhar e à noite retornam para a tranqüilidade do campo.

O que é Mountain Bike XCM?
Antes, havia apenas o Cross Country (XC), que consistia só em pegar uma bike e pedalar por aí, cruzando montanhas, trilhas, rios e todos os demais obstáculos da natureza. … As mais conhecidas são o cross-country olímpico (XCO) e o trip trail, ou maratona (XCM).

É verdade que ambas as categorias consistem em ter habilidade, força e técnica. O atleta precisa subir, descer e atravessar obstáculos durante horas em cima de uma bike, em estradas de terra, principalmente. Mas apesar dos nomes distintos, muita gente ainda confunde as definições de cada modalidade.

Trip trail ou maratona (XCM)

Essa categoria do mountain bike é caracterizada por ser uma maratona de longos percursos, que variam de 20 a 40 quilômetros. Nela, os trechos são mais diversificados entre terra, trilhas e asfalto. Uma de suas características é que o ponto de chegada pode ser o mesmo ponto de início da prova ou não. Aliás, é muito comum a corrida começar em uma cidade e terminar em outra, por exemplo.

Nessa modalidade do esporte, os atletas precisam estar atentos a alguns cuidados, como ter boa resistência física. Além dela, é necessário um bom controle psicológico, uma vez que são muitos quilômetros de pedalada em ritmo forte.

No XCM, o ciclista também deve levar seu próprio suporte técnico, que inclui ferramentas, câmara de ar e bolsas de hidratação.

Cross Country Olímpico (XCO)

No XCO, o trajeto já é menor, variando de seis a 20 quilômetros, e funciona em circuitos. Ele alterna trechos mais específicos, como terrenos acidentados e uma topografia com muitos aclives e declives. É uma modalidade mais radical que a maratona e, normalmente, as corridas são disputadas em grupo.

A dificuldade técnica é bem mais alta do que no XCM, e exige mais experiência do ciclista. Ele não precisa de tanta resistência física como na outra modalidade, mas carece de mais potência muscular para superar partes técnicas e mais difíceis do trajeto.

Nas competições de XCO, existe sempre uma área de apoio com estrutura necessária para que os atletas não precisem andar com suprimentos básicos, como comida ou água, e nem ferramentas e câmaras de ar.

Diferenças entre as duas modalidades

Cada uma delas exige técnicas e abordagens diferentes do ciclista. Um exemplo interessante é que no XCO, o atleta passa pelo mesmo ponto várias vezes, dando a possibilidade de analisar e melhorar seu desempenho em cada volta dos circuitos.

Já no XCM, a dificuldade maior está na distância a ser percorrida de uma única vez. Portanto, pede muito mais atenção com o terreno desconhecido e, por ser uma prova mais demorada, exige do ciclista mais comprometimento com o seu rendimento na bike.

Cada atleta se sente mais adaptado a uma categoria de mountain bike que, apesar das diferenças, oferece a mesma adrenalina e emoção nas provas. Basta escolher qual combina mais com você e começar a praticar.

Para quem vai iniciar nas competições de MTB segue alguns conselhos que obtivemos com pessoal amigo da www.ciadopedal.com.br:

7 CONSELHOS PARA NOS PREPARARMOS PARA NOSSA PRIMEIRA CORRIDA OU COMPETIÇÃO DE MTB.

Quando nossa paixão por Mountain Bike cresce cada vez mais, é inevitável que mais cedo ou mais tarde nos aventuremos em nossa primeira competição ou corrida séria. Normalmente as pessoas que praticam ciclismo de montanha mas não competem, saem dois ou três dias por semana para treinar com a bicicleta, algo muito diferente do que fazem os verdadeiros ciclistas de elite que treinam diariamente e preparam as competições de maneira profissional, com treinamentos específicos, dietas especiais e inclusive bicicletas preparadas para esses treinamentos em concreto.

Não nos enganemos. Nós, ciclistas de montanha normais que não costumamos competir, somos guerreiros de fim de semana, no verdadeiro sentido da palavra. Há muitos corredores que têm patrocinadores, com o melhor equipamento possível e as bicicletas mais leves e avançadas do momento. Mas também há tantos outros como nós que só procuram se superar um pouco mais, graças ao espírito competitivo que flui por nossas veias e que cedo ou tarde nos leva à linha de largada de nossa primeira competição sobre as duas rodas.

COMO NOS PREPARARMOS PARA NOSSA PRIMEIRA COMPETIÇÃO EM MOUNTAIN BIKE.

Os corredores mais experientes têm um programa de treinamento específico para a cada competição, que termina no momento em que começa a corrida. Como guerreiros de fim de semana que somos, não precisamos de treinamentos específicos para tal ou qual competição, mas também não devemos esquecer que devemos planejar pelo menos um par de coisas na semana prévia à nossa primeira corrida para nos assegurarmos de que nossas pernas não vão falhar.

Temos que evitar que nossa primeira corrida se converta em uma tragédia, e para isso temos alguns conselhos que nos ajudarão a desfrutar de nossa primeira competição e passar bons momentos.

NA SEMANA PRÉVIA A NOSSA PRIMEIRA CORRIDA OU COMPETIÇÃO:

1.Rompa suas pernas… uma semana antes. Na semana prévia à competição (aproximadamente 7 dias antes), devemos realizar uma rota ou saída com nossa bicicleta o mais longa e dura possível. O ideal é efetuar um treinamento intenso, desses que fazem com que suas pernas doam nos dias seguintes, para comprovar realmente nosso estado físico e, claro, forçar um pouco mais nossas pernas. Quando se realizam exercícios muito intensos, as fibras e tecidos musculares se rompem a nível microscópico, para depois se regenerarem novamente dando lugar a fibras e tecidos maiores e mais resistentes. A ideia é chegar a nossa primeira competição com as pernas frescas e não em fase de recuperação, por isso devemos nos assegurar de que este treinamento prévio tão intenso ocorra entre 7 ou 8 dias antes da corrida.

2. Durante a semana, saídas muito suaves. Já realizamos a pedalada mais dura, e temos as pernas doloridas e inflamadas. Com o único fim de recuperar os tecidos musculares das pernas e evitar que elas durmam, podemos realizar um par de saídas durante a semana prévia à competição. Por exemplo, podemos sair na terça-feira forçando um pouco mais nossas maltratadas extremidades, mas não tanto a ponto de romper as pernas novamente.

3. Durma, durma mais e, depois, durma um pouco mais. Nos dias prévios a nossa primeira competição, o melhor é assegurar-se de dormir o máximo possível. Nosso corpo se regenera e se recupera melhor durante o sono e é de vital importância dormir o máximo possível para nos assegurarmos de que nossas pernas estão completamente recuperadas para a corrida. Temos que dormir nossas 8 horas durante todas as noites e, se possível, aproveitar para um ou outro cochilo durante o dia.

4. Hidratação e nutrição, a chave do sucesso. Durante a semana prévia a nossa primeira competição, devemos nos hidratar corretamente e comer muitas proteínas e carboidratos. Os benefícios de uma boa alimentação levam seu tempo e devemos começar a consumir mais proteínas e hidratos de carbono durante, pelo menos, sete ou oito dias antes da corrida. Para a noite anterior à competição, o mais efetivo é um bom prato de massa ou arroz com frango grelhado, acompanhado de muita água. Também devemos nos assegurar de tomar um bom café da manhã, e de manter a hidratação de nosso corpo ao máximo nível possível. Temos que nos manter 100% hidratados na linha de largada, já que durante a corrida todo o líquido que consumimos será destinado unicamente a repor o que vamos expulsando através do suor. Se a corrida é muito longa, deveremos fazer uso de barrinhas de cereais, bebidas de recuperação isotônicas, géis energéticos e sucos de fruta, à escolha cada um de nós segundo nossas próprias preferências.

5. Ajuste e prepare minuciosamente sua bicicleta. Pode se tornar uma verdadeira frustração para nós não podermos terminar a corrida ou competição por algum problema técnico sem importância. Devemos verificar nossa bicicleta completamente, testar o funcionamento dos câmbios, os freios e a suspensão, e fazer os ajustes necessários. Menção a parte merecem os pneus, que deveremos verificar minuciosamente e inflar à pressão que consideremos mais adequada para nós. Já que não somos profissionais da competição, está bastante claro que não rodaremos com uma das bicicletas mais leves da corrida, mas não é má ideia aproveitar a ocasião para colocar pneus e câmaras novos e mais leves.

6.Procure amigos que também vão competir. Uma das maneiras mais divertidas de desfrutar de nossa primeira competição é sendo acompanhado por um ou mais amigos/as que também estejam na corrida. Sempre é melhor ter pessoas conhecidas por perto que pessoas desconhecidas que desejem apenas deixar você para trás o mais cedo possível. Apesar de que em uma corrida “respiramos” competitividade, ter pessoas conhecidas ao nosso redor nos ajudará a render mais e melhor do que fazendo isso sozinho. Claro que as piadas, as risadas, as caras de sofrimento, as escapadas ou as quedas, ficarão sempre na lembrança de cada um dos amigos que vão competir em uma mesma corrida.

7. Durante a corrida, concentração e paz interior. Chegado o momento de passar a linha de largada, somente nos resta desfrutar da experiência e tentar acabar a corrida da melhor forma possível. É preciso evitar a explosão de adrenalina do começo, quando todos os corredores arrancam a mil. Também temos que evitar nos manter na frente da corrida, com os corredores mais experientes e inclusive profissionais pedalando forte. Trata-se de encontrar nosso próprio ritmo, escutando nosso corpo e mantendo uma intensidade mais ou menos estável. Pode ser que no final nos surpreendamos vendo como ultrapassamos muitos daqueles corredores que saíram como uma bala no princípio da corrida. Mantendo a concentração, conseguiremos terminar nossa primeira corrida com sucesso.

ORGANIZAÇÃO:

das

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK