Programa Transamérica Ação e Aventura celebra o dia das crianças entrevistando as Ginástas de PE!

By / 1 mês ago / Sem categoria / No Comments
Programa Transamérica Ação e Aventura celebra o dia das crianças entrevistando as Ginástas de PE!

Na sexta-feira, dia 12 de outubro de 2018, o Programa Transamérica Ação e Aventura prestou uma belíssima homenagem ao dia das Crianças, entrevistando as Ginástas Pernambucanas que irão representar nosso Estado em Campeonatos importantíssimos e de alto rendimento, nesse mês das crianças! Aqui o negócio é a vera!

E o programa entrou no ar com a Ginásta Camila Riff de Freitas fazendo a abertura de forma maravilhosa e de forma graciosa, passando o comando do Transamérica Ação e Aventura para o multiatleta Ricardo Dubeux ,que iniciou sua fala dizendo: ” Vocês meus queridos ouvintes e esportistas têm muito em comum. Ambos têm que se esforçar muito para conquistar seus objetivos. Além disso, devem manter a mente forte para não desistir nos momentos difíceis.

Pensando nas semelhanças, vou sempre trazer frases de motivação de grandes esportistas de várias modalidades. Todas elas se adequam às nossas rotinas. Confira essas duas de hoje:

  • Aprendi desde menino que tudo na vida a gente consegue com luta e dignidade: correr com as pernas, aguentar com o coração, vencer com a cabeça.” Vanderlei Cordeiro de Lima, maratonista pelo Brasil.

FELIZ DIA DAS CRIANCAS meus queridos OUVINTES!

Não deixe que a criança que vive dentro de você morra!…Pois, é esse lado criança que todos nós temos que nos dá asas, nos faz sonhar e continuar acreditando que a vida é bela! by Janete França

Bem meus queridos ouvintes, o Transamerica Ação e Aventura é um Programa feito por atletas que falam o que fazem. E nessa sexta-feira é um um momento especial em homenagem ao dia das crianças e contamos com a presenca das ginástas pernambucanas Camila Riff de Freita- 13 anos, Maria Isabel Albuqueruque- 14 anos e Nicole Tavares Ribas de 11 anos, todas da Ginástica Rítmica Pernambucana!

Mas antes de começar a entrevistar as convidadas, Ricardo leu o curriculo  de cada atleta:

Maria Isabel Albuquerque, 14 anos:

-Campeã Pernambucana desde os seus 9 anos até hoje;

-Campeã do Torneio Regional em 2013 e 2014;

– Campeã Nacional em 2013 e 2014;

-Quinta colocada no Campeonato Brasileiro em 2015.

 

Camila Riff de Freitas, 13 anos:

-Campeã Pernambucana de 2015, 2016 e 2017;

-Campeã Regional Nordeste em 2016;

-Campeã Nacional em 2016;

-Quarta colocada no Campeonato Brasileiro em 2017, na categoria infantil.

 

Nicole Tavares Ribas , 11 anos:

-Campeã Pernambucana 2017;

-Terceira colocada no Torneio Nordeste onde conseguiu a classificação para o Campeoanto Nacional em São Bernardo do Campo-SP , que será realizado, agora em outubro de 2018.

 

Depois de Ricardo contar esse breve histórico das grandes conquistas das ginástas presentes,fez um breve relato da trajetória de Camila Riff de Freitas, que é uma adolescente que se encantou aos 9 anos pela ginástica rítmica, iniciando na escolinha que praticava no contra turno com a Professora Rosangela, na escola que estudava no ano de 2014. Em meados de 2015,ela iniciou os treinos, com a técnica Fátima Coelho e dai em diante a pequena notável, começou a criar asas. Abdicou de sua infância para se dedicar quase que exclusivamente a Ginástica Rítmica, situação nada fácil, para uma criança de apenas 9 para 10 anos.

Ricardo iniciou, então, um descontraído bate-papo com as ginástas , perguntando se elas estavam arrependidas do tempo que deixaram de brincar de boneca para se dedica ao esporte?Como começou a carreira na ginástica rítmica? Qual a mensagem para as meninas que sonham fazer parte da ginástica rítmica?Como você divide seu treino atualmente?Como vocês lidam com os desafios? Como foi o início de trabalho com a sua técnica Fátima?

No final desse bloco de perguntas, ficou claro que as meninas deixaram uma mensagem para as iniciantes: Não desistir desse sonho e ir à busca do que quer. Ter brilho no olhar, muita determinação  e vontade é o principal.

O estúdio da Rádio da Transamerica esbanjava alegria através das maravilhosas  músicas criando uma atmosfera de alto astral característicos do Programa Transamerica Acao e Aventura. 

Então , quando perguntada, a Nicole, a mais nova Ginásta no bate-papo, sobre os conselhos para quem está começando no Ginastica Rítmica? Nicole respondeu com toda segurança : Se dediquem 100% ao que se propuserem a fazer….. A Ginástica Rítmica é um estilo de vida... Arrancando aplausos de todos que estavam no estúdio…….QUE LINDO!

Depois de um breve intervalo, voltamos nosso bate-papo com as ginástas com as seguintes perguntas:Qual exercício mais difícil para quem está iniciando no esporte?Como manter o tempo e a sincronia entre os aparelhos e os seus movimentos com a música?

Depois de mais músicas e muita animação, Ricardo inicou uma bela entrevista com Fátima Coelho : Presidente da Federação Pernambucana de Ginástica; Técnica de Ginástica Ritmica dp Centro Alberto Santos Dumont até 2014; Técnica do Instituto Fátima Coelho de Ginástica; Dirigente da Seleção Brasileira de Ginástica Ritmica no Mundial em Izmr-Turquia em 2014, Convidada pela Conferação Brasileira de Ginástica;Vice Campeã Brasileira Pelo Campeonato Brasileiro de Ginastistica Rítmica em Porto Alegre-RS;Campeã Brasileira de Ginástica 1999 em Recife-PE;Campeã Pernambucana de Ginást1998 até 2017;Campeã Regional Nordeste em 2015e 2016;Campeã do Torneio Nacional em 2014 e 2016; Atual técnica da Equipe do Bunker IFCGYM.

Fátima Coelho, afirmou que, ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral.

Realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontram competições individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas coletivas.

A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem. Surgida através dos estudos de Rousseau, assim como as demais modalidades, transformou-se durante o passar dos anos, sempre ligada à dança e à musicalidade, até chegar à União Soviética, onde se desenvolve como prática desportiva, e à Alemanha, onde ganhou os aparelhos conhecidos hoje.

A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, num ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo. Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Por essa reunião de característica, é chamada de desporto-arte.

A ginástica rítmica foi incluída nos Jogos Olímpicos de 1984, e só as mulheres competem.Todas as pessoas necessitam de atividades para o desenvolvimento. Mas, na fase da infância, é quase essencial praticar exercícios.

Os exercícios físicos ainda ajudam a prevenir lesões, mas não devem ser feitos com muita intensidade, devido a essa fase de crescimento. Por isso, é essencial que sejam acompanhadas por um profissional habilitado. Outro aspecto importante é o social, já que muitos destes esportes precisam da interação com outras crianças. É neste momento que elas desenvolvem relações e aprendem a conviver em grupo.

A técnica ressalta, ainda, que a rivalidade não deve ser colocada em primeiro lugar, ainda mais nestas atividades coletivas. “A competição não pode dominar a vida da criança até que ela esteja psicologicamente pronta para isso”, diz.  Os pais, muitas vezes, estimulam essa competição, eles se colocam no lugar dos filhos e cobram, ao invés de incentivarem. A prioridade, no entanto, é pensar que isso pode prejudicar e fazer com que a criança pare de gostar de praticar esportes.

História

Ao contrário da ginástica artística, a ginástica rítmica é uma prática recente na história da humanidade, tendo sido criada no início do século 20 como um novo conceito, exclusivo para as mulheres. Inicialmente chamado de ginástica moderna, o esporte nasceu de uma combinação de técnicas de movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança, entre outros.

As primeiras décadas do século 20 serviram para desenvolver o novo esporte. Em 1952, foi fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna, cujo objetivo era disseminar a modalidade por meio de competições e demonstrações. Mas o movimento de divulgação já vinha ganhando força antes da fundação da liga. Em 1948, durante as Olimpíadas de Londres, os países que disputaram as competições de ginástica artística tiveram que participar de dois eventos da ginástica moderna por equipes: em um aparelho escolhido livremente e de mãos livres, com acompanhamento musical. Na edição seguinte dos Jogos, em 1952, em Helsinque, a ginástica moderna foi incluída como esporte de demonstração.

Dez anos depois disso, o 41º Congresso da Federação Internacional de Ginástica reconheceu, em 1962, a ginástica moderna como modalidade independente. Em 1963, foi realizado em Budapeste, na Hungria, o 1º Campeonato Mundial. Naquele mesmo ano e até 1972, o esporte foi rebatizado de ginástica rítmica moderna. Então, no 53º Congresso da Federação Internacional de Ginástica, adotou-se a nomenclatura ginástica rítmica desportiva (GRD). Finalmente, em 2003, o nome foi reduzido para ginástica rítmica.

As provas

A modalidade tem seis competições:

– Exercícios em conjunto

– Corda

– Arco

– Bola

– Maças

– Fitas

O tablado é o mesmo usado para o solo na ginástica artística. Esta área de apresentação é um tapete quadrado que mede 13×13 metros. As atletas devem percorrê-lo inteiramente durante as apresentações.

O uniforme das ginastas é feito de collant, para deixar as articulações das ginastas soltas, facilitando a execução dos exercícios.Os cabelos devem ser curtos ou presos para não atrapalhar os movimentos das ginastas.

Os aparelhos da ginástica rítmica se diferem muito nas suas composições. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo bem difíceis com os elementos do aparelho que estiver usando.

As ginastas disputam cinco provas: corda, arco, maça, bola e fita. A pontuação final é a soma das notas conquistadas após as quatro apresentações. Nas Olimpíadas não são usados os arcos. Ao final da inesquecível matéria, Ricardo Dubeux, agradeceu a presença de Camila Riff de Freitas, Maria Isabel Albuquerque, que estão nos preparativos finais para o Campeonato Brasileiro Ginástica Rítmica Categoria: Pré-Infantil/Juvenil que será realizado na cidade de Lauro de Freitas na Bahia de 30 de outubro a 2 de novembro.

Esse é o Torneio Nacional que a Atleta Nicole Tavares Ribas irá disputar! Boa sorte! É PERNAMBUCO!

Mas a torcida e as atenções dessa semana, estarão todas focadas na competição da  ginásta Nicole Tavares Ribas,que  estará  seguindo para São Bernardo do Campo, em São Paulo, para disputar o Campeonato Nacional, que acontecerá de 17 a 21 de Outubro, ou seja, a partir dessa quarta-feira.DETONAAAAAAA!!!!!!

 

 

Fiquem deslumbrados com as fotos da Ginásta Nicole Tavares Ribas  cujas fotos foram enviadas pelo pai André Ribas.Vale ressaltar que, André Ribas , pai da Nicole, e sua família,  é toda de Caçapava que é um município brasileiro do estado de São Paulo

De volta depois da bela entrevista com a moçada da Ginástica Rítmica de Pernambuco , o apresentador Ricardo Dubeux falou sobre o Sono na vida do atleta no quadro Fique em Forma

Ricardo frisou que o sono é importante para a recuperação, chega a soar como clichê, parece obvio, mas há um motivo para os atletas(casuais e profissionais) colocarem o sono no topo de sua lista de prioridades, ” No que se refere à recuperação, o sono cumpre um papel fundamental, pois é o período quando os tecidos corporais mais se regeneram, especialmente pela síntese do hormônio do crescimento (HGH)”.

E como melhorar o padrão de sono e melhorar seu rendimento?

Atletas devem se concentrar em aplicar uma boa higiene do sono para maximizá-lo.

As estratégias para um bom sono incluem:

  • O quarto deve ser fresco, escuro e silencioso. Máscaras para os olhos e tampões para as orelhas podem ser úteis, principalmente nas viagens.
  • Criar uma boa rotina de sono, dormindo e acordando no mesmo horário.
  • Evitar assistir televisão ou usar celular e o computador na cama.
  • Evitar a cafeína ou outros estimulantes aproximadamente 4-5 h antes de dormir.
  • Evite consumir líquidos em excesso antes de dormir, pois isso pode fazer com que tenha que levantar com frequência para ir ao banheiro, perturbando assim o seu sono.
  • O cochilo pode ser útil; entretanto, de modo geral, ele deve durar menos que uma hora e não deve ser próximo do horário de ir para a cama, já que pode interferir no sono.

Então chegando a reta final do Programa!Ricardo desejou boa noite ao amigo de longas datas ,Arthur Araujo, agradecendo pela força no comando da técnica do Programa Transamérica Ação e Aventura.

Agradeceu aos ouvintes pela atenção e carinho!Desejou uma semana repleta de Ação, Aventura e Bons Ventos!

E finalizou o Transamérica Ação e Aventura com seguinte mensagem:” Jamais deixe morrer aquela criança que existe dentro de você, pois é ela que te salvará quando menos esperar…Mude o rumo quantas vezes forem necessárias, crie, recrie, reescreva, reinvente…”

Em nome da equipe do www.acaoeaventura.com.br agradecemos as inúmeras mensagens e curtições através do CrossMídia: Instagram, Facebook , Wathsapp e etc…

Até sexta-feira 19 de Outubro de 2018 com mais um Programa Transamérica Ação e Aventura!

Fiquem com Deus!

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK