Velejador Paralímpico Rafael Corrêa brilha no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16

Velejador Paralímpico Rafael Corrêa brilha no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16

Velejador Paralímpico Rafael Corrêa participa do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16. Ele está atuando de forma brilhante como proeiro do velejador Ricardo Arantes Dubeux, que atualmente reside nos EUA.

Único representante paralímpico no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 que está sendo realizado em Porto Alegre vem encantando,com sua  simpatia e determinação, todos velejadores da classe, tamanha é a superação dentro da regatas, onde encarou , ontem, domingo, ventos acima de 23 capital do Rio Grande do Sul graças a sua garra.

IMG_1485[1]Muito chegam para perguntar como ele está conseguindo fazer as difíceis manobras no veloz Hobie Cat 16. As respostas dão de arrepiar so coração de todos velejadores, familiares, sócios do Clube do Jangadeiros , organizadores do Brascat e principalemente e a mídia durante os 2 que tivemos atividades no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16. Hoje inclusive fez uma belíssima regata na raia do Lado do Guaíba.IMG_1491[1]

O Acidente:

O simpático e pessoal humana fantástica,Rafael Corrêa,  teve que abonar a promissora carreira de cineasta em Porto Alegre devido a um tiro que levou nas costas durante um assalto na centro da capital gaúcha. Do profissional brilhante com um horizonte maravilhoso teve a carreira encerrada ao ficar paralítico.

Foram 10 anos de provação até ele conseguir ingressar na vela paralímpica e  devido aos ensinamentos do técnico da equipe Paralímpica de Vela do estado do Rio Grande do Sul, Anderson Paixão,  Rafael vem batalhando arduamente e incansavelmente, para que a vela adaptada, continue sendo uma excelente porta de inclusão social.

Ricardo Dubeux e Rafael Corrêa

Ricardo Dubeux e Rafael Corrêa

Acreditamos que podemos modificar as vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos com alguma deficiência física através dos esportes náuticos, impulsionando-as a superar obstáculos e a crescer com noções de solidariedade e respeito às diferenças”, disse Ricardo Arantes Dubeux, comandante da tripulação e criador do CENA- Centro de Esportes Náuticos Adaptados.

WhatsApp Image 2017-11-10 at 10.54.59

Quando tudo começou:

Em 2009 Ricardo Arantes Dubeux , devido a conquista do Green Card, começou a residir nos EUA e conheceu um programa de vela que tinha como objetivo final, preparar atletas para ingressar na vela de alto rendimento e até chegar a fazer parte do Time de Vela Paralímpico Americano. Até hoje é voluntário deste programa nos EUA , mas  sempre sonhou em trazer algo parecido para sua terra , o Brasil.

WhatsApp Image 2017-11-10 at 10.54.54

A meta é fazer das praticas dos esportes náuticos instrumentos de conquistas e descobertas, onde velejando, navegando e remando praticamos a auto-estima, auto-expressão, autoconfiança e uma das portas de inserção à sociedade. A ideia inicial é convidarmos atletas de outras modalidades paralímpica daqui d Rio Grande do Sul para conhecer a vida no Lago Guaíba, pois a creditamos que, dentro dágua e sem a presença da gravidade, todos somos iguais, podemos flutuar com coletes salva-vidas e curtir os benefícios que o contato com a natureza traz para as pessoas”, ressalta o experiente velejador Ricardo Dubeux.

Agradecemos ao Presidente da Classe Hobie cat 16 no Brasil, ABCHC, o campeão Gaúcho Mario Roberto Dubeux, meu irmão, ao Presidente da Federação de Vela do Rio Grande do sul, O presidente da Comissão de Regata do BRASCAT Carlos Henrique De Lorenzi e ao Comodoro e a diretoria do Clube dos Jangadeiros por abraçar essa causa.

Jangadeiros  será o centro da vela no Brasil de 12 a 18 de novembro

Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal, espumante e atividades esportivas. Esse será o clima que tomará conta do Clube dos Jangadeiros durante o Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela e o 39º Sul Brasileiro de Optimist. Eventos são abertos à visitantes. 

De 12 a 18 de novembro, o Clube dos Jangadeiros será o centro da vela nacional, com a realização dos três primeiros campeonatos do Projeto 6×6, que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela até a Páscoa. Durante os campeonatos, o Clube irá receber grandes nomes do atletismo náutico e o público de maneira especial, com atividades que envolvem gastronomia, moda e  música.  Na chamada Semana da Vela, os espaços próximo à Escola de Vela Barra Limpa terá um cenário bem diferente, ambientado com a presença de food trucks, quiosques de cervejas artesanais, vinícolas e, como ponto alto, desfile de moda no feriado do dia 15 (quarta-feira), com peças inéditas criadas pela velejadora e atleta Martina Szabo e Ângela Aronne, sócias da Open Closet.

Ø Campeonato Brasileiro de Hobie Cat promete grandes emoções em Porto Alegre

Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (BRASCAT 2017) acontece no domingo (12) e segue até sábado (18). Velejadores largam do Jangadeiros às 14h e chegam às 14h30min na Praia de Ipanema, em frente ao Centro Esportivo Ipanema Sports.

Campeonato nacional envolverá cerca de 84 velejadores de mais de 10 estados brasileiros (Confirmados até quinta-feira): Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Campeões brasileiros e mundiais da classe já estão na capital gaúcha.

Pela primeira vez no Brasil, o campeonato acontece com um tripulante paralímpico. A iniciativa do velejador  Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.

O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão, para quem vê de fora, é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.

De 12 a 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, este espetáculo se fará presente no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – BRASCAT 2017.WhatsApp Image 2017-11-10 at 10.54.59

  • O atleta Ricardo Dubeux (3º lugar no Mundial de Hobie Cat 14) estará competindo ao lado do atleta paralímpico gaúcho Rafael Correa ( detentor de quatro títulos regionais e um nacional – campeão na classe 2.4, filiado ao Comitê Paralímpico Brasileiro e a entidade internacional Ifds. Campeão gaúcho em 2011, 2012, 2013 e 2014. Campeão brasileiro em 2013. Vice campeão brasileiro em 2011 e 2014.campeão brasileiro paraolímpico na classe 2.4). Pela primeira vez, um atleta paralímpico compete na classe Hobie Cat.     

Este ano a regata de encerramento levará o nome do gaúcho  Nelson Pereira Piccolo, uma forma de reconhecimento por parte da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat  do enorme legado deixado por esse grande campeão e, como outros desbravadores, igualmente pioneiros na classe no Brasil.

CONTATOS:

Quem tiver interesse em ter um dia diferente nas suas vidas e ver o que o mar poder fazer de bom é só entrar contato conosco através dos seguintes veículos:

Ricardo Dubeux -Celular-WhatsApp: 81.988985655 81. 99928179

Email: contato@acaoeaventura.com.br

Ação & Aventura

Somos um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo e Meio-Ambiente. Nosso conteúdo é atualizado por uma equipe que, assim como você, é amante dos esportes de Ação e Aventura!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK