O Programa Transamérica Ação e Aventura de sexta-feita, 01 de fevereiro de 2019, sobre Futevôlei foi sensacional!

By / 2 semanas ago / Sem categoria / No Comments
O Programa Transamérica Ação e Aventura de sexta-feita, 01 de fevereiro de 2019, sobre Futevôlei foi sensacional!

 

Sucessoooooo!Obrigado pela super audiência e pelas mensagens através do WhatsApp e Instagram,que foram fundamentais para comprovar, mais uma vez, o sucesso absoluto do Programa Transamérica Ação e Aventura da sexta-feira ,dia 01 de Fevereiro de 2019 ,das 20 às 21h! Agradeço a presença dos atletas maravilhosos do Futevôlei , Professor de Educação Física Helano Siqueira Neto, Ninho: Precursor e Lenda do Futevôlei no Brasil e logo depois um bate-papo com Renata da Fonte Rijo com formação Superior em Educação física (licenciatura plena/técnico de Desportos);Nível Superior em Assistente Social e Pós Graduação em Reabilitação Cardíaca.Renatarijo@hotmail.com/Facebook Renata da fonte!

Diretora Geral da Rádio Transamérica Recife, Adriana Tude, o Atleta Helano de Siqueira Neto, Ninho, o Apresentador do Programa Transamérica Ação e Aventura , Ricardo Dubeux e a Atleta Renata Rijo.

Dois praticantes e incentivadoras, dessa maravilhosa modalidade esportiva  que sempre foi muito tradicional em Pernambuco e que vem bombando no mundo! Eles comandaram o programa de forma emocionante e contagiaram os inúmeros ouvintes com suas lindas histórias de vida e ensinaram que não tem desculpa para não entrar no Futevôlei Beach Tennis , pois ,elas conseguem conciliar a vida normal com atividades físicas ! E isso tudo ainda curtindo as melhores musicas do momento,ou seja as top músicas do mundo , para nossos ouvintes iniciarem a noite de sexta-feira ! Literalmente foi uma noite memorável para o esporte amador do Brasil! Bons Ventos e até próxima sexta-feira à noite!

Ninho, Ricardo Dubeux e Renata Rijo

O Programa Ação e Aventura foi maravilhoso onde através das perguntas conseguimos passar as definições desse esporte que vem crescendo tanto  no Recife! Segue uma mataria mais elaborada com toda hisória do Fetevôlei , como esssa modalidade é carinhosamente chamada, e as devidas apresentações das atletas que foram entrevistadas:

Fonte:pt.wikipedia.org

futevôlei é uma modalidade de esporte de areia praticada em quadras montadas nas orlas. O esporte foi originado nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960 e ao longo do tempo, cresceu dentro do Brasil, assim como na Europa, na Ásia e Estados Unidos.

É um esporte com bola, numa quadra de vólei (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.

É jogado em sistemas de duplas (2×2), trios (3×3) ou quartetos (4×4)masculinos, femininos ou mistos. Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol.

Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas tal como no vôlei ou vôlei de praia.

jogo é disputado, como no vôlei, em disputa de sets (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das quadras pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.

O Futevólei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc.. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevólei e a Federação Europeia de Futevólei.

Fundamentos técnicos

Serviço

O serviço é a acção que inicia uma jogada. É executado com o pé, sendo exigível a bola estar colocada na areia atrás da linha de fundo, devendo passar por cima da rede, na direção do campo adversário. Existem várias técnicas de execução do serviço, podendo ser variada a região do pé que pontapeia a bola (ponta do pé, zona interna e externa do pé e tornozelo) e a trajetória que se pretende na execução do serviço (com ou sem efeito). O serviço onde a bola não gira sobre seu eixo é considerado o de maior grau de dificuldade na recepção, sendo necessário para a sua execução pontapear a bola de forma seca. A escolha do tipo de serviço a ser efectuado depende de vários fatores, tais como, as circunstâncias do vento e escolha do adversário que vai receber (normalmente escolhe-se o jogador com maior dificuldade de recepção ou com menos capacidades de ataque).

Para realizar o serviço é aconselhável colocar a bola num pequeno monte de areia para que o pé, na altura do contacto com a bola, apenas atinja esta.

Recepção

A recepção consiste em receber a bola colocando-a em condições ótimas para que o parceiro possa realizar o segundo toque em condições de ser atacada com um máximo de eficiência. Esse segundo toque poderá ser de ataque, enviando a bola imediatamente para o campo adversário, ou passe para um melhor enquadramento da jogada.

A recepção pode ser efectuada com os pés, coxa, canela, cabeça, ombros. No entanto a recepção mais eficaz é realizada com o peito pois existe uma maior superfície de contato com a bola podendo, através de uma boa técnica, direccionar a bola da forma mais conveniente.

De uma forma geral a bola deve ser recebida e direccionada para a rede a uma altura que permita ao companheiro efetuar o segundo toque com o máximo de precisão.

Passe

O Passe é o segundo toque da equipa que recebe a bola enviada do campo adversário. Consiste em colocar a bola proveniente do parceiro (que executou a recepção) em condições de ser atacada com o máximo de eficiência. De modo a facilitar o Passe, a recepção deve enviar a bola para próximo da rede, possibilitando assim que o passador em deslocamento para o centro da rede execute um Passe eficaz, tornado o ataque “agressivo”. O Passe pode ser efectuada com os pés, coxas, cabeça, ombros, sendo mais eficiente com o peito. Este fundamento requer um bom posicionamento no campo, pois quanto mais próximo da rede o jogador estiver, mais facilmente poderá passar a bola em condições perfeitas para o ataque.

Ataque

O ataque consiste em colocar a bola no campo adversário de forma a fazer com que o mesmo não tenha condições de devolvê-la. Para isso é necessário enviar a bola com um grau máximo de dificuldade para a recepção do oponente. Os ataques podem ser:

  • Curtos (amortie) onde o atacante coloca a bola próximo da rede;
  • Longos onde a bola é colocada no fundo do campo;
  • Na diagonal, a bola cruza o campo adversário;
  • Paralelos, onde a bola é colocada paralelamente às linhas laterais;
  • Em força onde o atacante golpeia a bola com violência fazendo-a ganhar velocidade;
  • O ataque pode ser realizado com os pés, coxas, canelas, ombros, peito, mas a cabeça é o ponto mais utilizado e mais eficaz na maioria das situações.

O tipo de ataque vai depender do posicionamento defensivo do adversário, do atleta escolhido para efectuar a defesa (geralmente ataca-se o atleta de pior ataque ou pior defesa) e das condições em que o parceiro coloca a segunda bola. É primordial, para realizar um ataque eficiente, que a segunda bola esteja próxima da rede e a uma altura que permita realizar o ataque com um máximo de eficiência.

No futevôlei contemporâneo, foram desenvolvidos alguns tipos diferentes de ataques:

  • Shark Attack – Consiste em atacar a bola com a parte de baixo do pé (aquela que toca o solo), fazendo um ataque com força.
  • Bicicleta – Consiste em um ataque de força, no qual ataca-se a bola com o movimento da bicicleta realizada no futebol.

Defesa

A defesa consiste em impedir que o ataque adversário faça tocar a bola no solo do seu campo. Para realizar uma defesa eficiente é necessário uma série de fatores[1]:

Um correcto posicionamento no campo, que deve ser previamente combinado com o parceiro, para que não haja dúvidas de quem deve receber a bola em determinada posição; Antecipação da jogada, que consiste em observar o posicionamento e atitude do adversário, antevendo-a, e colocar-se de forma inteligente para a execução da recepção; Preparação física e técnica para se movimentar em direção à bola com rapidez e efectuar o passe com eficácia; A cobertura do ataque que consiste em resguardar os espaços deixados pelo parceiro, quando o mesmo se desloca em direcção à rede para efetuar o ataque. Deve-se também observar o ataque adversário para descobrir as zonas do campo que são mais utilizadas nas suas ações, para que se possa antecipar essas jogadas.

Regras – Resumo 2006

O Futevôlei é um desporto praticado por duas equipas de dois jogadores cada (podendo ser praticado também por quadras), é disputado num campo de areia dividido por uma rede. A bola pode ser jogada com qualquer parte do corpo, excepto a mão, o braço e o antebraço.

O jogo tem por objectivos enviar a bola por cima da rede fazendo-a bater no solo do campo adversário e evitar que a mesma toque no solo do próprio campo.

O início de cada jogada é caracterizado pela colocação da bola em jogo pelo jogador que faz o serviço. Este executa-o pontapeando a bola com um dos pés, sobre a rede, em direcção ao campo contrário. Cada equipa dispõe de 3 toques para devolver a bola, não sendo permitido ao mesmo jogador dar dois toques consecutivos.

Pontuação

Existem algumas formas de disputar uma partida sendo as mais utilizadas as seguintes:

À maior de 3 Sets. A equipa vence a partida quando ganha 2 sets. Cada Set é disputado até aos 15 pontos (pontos directos), tendo o vencedor de conseguir dois pontos de diferença sobre o adversário. Isto implica que se o resultado estiver em 14-14 terão de ser disputados mais pontos até que uma das equipas consiga essa vantagem. A equipa vence a partida quando ganha 1 Set de 21 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. A equipa vence a partida quando ganha um Set de 15 pontos com diferença mínima de 2 pontos. Cabe à organização de determinada prova adoptar o melhor modelo de pontuação ou conjunção de modelos, consoante as necessidades organizacionais.

Dimensões do campo

O campo de jogo é rectangular, medindo 18m x 9m e é circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura, com um espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de 8m do solo.

Nota: A organização de determinada prova, tendo em consideração âmbito da competição, poderá adoptar a dimensão de 16m x 8m, mantendo-se as restantes medidas.

Superfície de jogo

O piso deve ser de areia, nivelado, o mais plano e uniforme possível, livre de pedras, conchas e qualquer outro objecto que possa representar risco de cortes ou ferimentos nos jogadores.

Linhas de campo

Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam o campo de jogo, ambas estão situadas dentro do campo de jogo. Todas as linhas (fitas) têm de ter entre 5cm a 8cm de largura.

As linhas devem ser de cores bem contrastantes com a cor da areia. As linhas do campo devem ser marcadas com fitas.

Zona de serviço

A zona de serviço é a área situada atrás da linha de fundo, entre o prolongamento das linhas laterais, estendendo-se até o final da zona livre.

Rede

A rede mede 9,5m de comprimento por 1m de largura, com uma variação máxima de 3cm quando esticada e colocada verticalmente sobre o eixo central do campo. O bordo superior e inferior são delimitados por faixas horizontais de 5cm a 8cm de largura, feitas de lona dupla, costuradas ao longo de todo o comprimento da rede.

Bandas laterais

Duas bandas laterais de 5cm a 8cm de largura e 1m de comprimento são fixadas na rede, em sentido vertical, sobre cada linha lateral. São consideradas partes integrantes da rede.

Varetas

As varetas são hastes flexíveis com 1,8m de altura e 1cm de diâmetro. São feitas de fibra de vidro ou material similar. As duas varetas são fixadas na parte exterior de cada banda lateral e paralelamente às mesmas. As varetas são consideradas parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de jogo sobre a mesma.

Altura da rede

A altura da rede para competições oficiais internacionais masculinas é de 2,20m e 2m nas competições femininas. Na variante de 4 por 4, a altura é de 2m.

Observações: Tendo em consideração o escalão etário adoptar outra medida para a altura da rede:

Escalões Feminino Masculino
Até 16 anos 1,90m 2,10m
Até 14 anos 1,80m 2,00m
Até 12 anos 1,70m 1,90m

Nota: A organização de determinada prova poderá adoptar e definir que a altura da rede seja fixada num outro valor que não as medidas oficiais internacionais (2,20m), tendo em consideração o nível dos jogadores, adoptando obrigatoriamente uma destas soluções: 2,10m ou 2,15m.

História

Nasceu nas praias do Rio de Janeiro, no Brasil, no ano de 1965, quando um grupo de amigos, acostumados a dar toques à beira-mar (como é usual vermos nas praias), foram proibidos pela polícia por desrespeitarem uma lei da época . Este grupo de amigos decidiu então continuar o seu entretenimento favorito na zona de areia fina, perto do calçadão da famosa Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, onde se encontravam os campos de Voleibol de Praia. Neste cenário, e com a inclusão de uma rede a separar os praticantes, decidiram formar duas equipes e jogarem com a rede no meio, surgindo assim uma nova modalidade: o futevólei. A partir deste momento a modalidade ganhou inúmeros praticantes na terra onde a viu nascer. A modalidade evoluiu, surgindo novas regras, sendo hoje mais usual a constituição de duplas, o que exige uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos.

O futevôlei foi idealizado por Nubar Salibian, na Escola Técnica do Paraná (atual UTFPR), em Curitiba, no ano de 1967. O introdutor do futevôlei nas praias do Rio de Janeiro foi o arquiteto e ex-jogador Octavio Sergio de Moraes.

Na década de 1990, o futevólei expandiu-se pelo mundo. Esta expansão fez com que o esporte fosse praticado em países como ArgentinaUruguaiTailândiaInglaterraFrançaAlemanhaItáliaGréciaHolandaEspanhaÁustria, entre outros. Já existem federações que tutelam o esporte nestes países. Recentemente verificou-se a união de diversas federações, constituindo a Federação Europeia e Mundial de Futevólei, projectando à modalidade para patamares elevadíssimos. As competições de futevólei são cada vez mais espectaculares e atractivas, promovendo eventos de soberba qualidade e enorme impacto económico e turístico nas regiões que os fomentam.

Estamos em pleno verão e a moçada está em busca da saúde e de esportes ligados à praia , sol e mar! Então sexta-feira, 01 de Fevereiro, das 20 às 21h, o Programa Transamérica Ação e Aventura abordará o tema: “Futevôlei: a história e seus benefícios para saúde ”! Fiquem ligados,pois os Bons Ventos do começam a soprar às 20h com a entrevista do Professor de Educação Física Helano Siqueira Neto, Ninho: Precursor e Lenda do Futevôlei no Brasil e logo depois um bate-papo com Renata da Fonte Rijo com formação Superior em Educação física (licenciatura plena/técnico de Desportos);Nível Superior em Assistente Social e Pós Graduação em Reabilitação Cardíaca.Renatarijo@hotmail.com/Facebook Renata da fonte! E isso tudo ainda curtindo as melhores musicas do momento,ou seja as top músicas do mundo , para você iniciar a noite de sexta-feira ! Avisa para os atletas do Futevôlei,Surf , vela, kitesurf, windsurf , do atletismo e toda a moçada do vôlei , grupos de corrida, pedal,corrida de rua , fitness, trekking, natação, basquete, vôlei, Handboll, e demais esportes amadores! O programa é feito por atletas que falam o que fazem! Participe e interaja pois o Transamérica Ação e Aventura é para quem ama os esportes ao ar-livre e qualidade de vida! Quem perder fica out! Bons Ventos e até sexta-feira moçada! Transamérica Ação e Aventura é o único programa Feito por atletas que falam o que fazem!Será IMPERDÍVEL!@transamericarecife#transamericafm @acaoeaventura

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK