O atual Campeão Brasileiro, o paulista Claudio Teixeira, manda um recado para os velejadores do Brascat 2017

O atual Campeão Brasileiro, o paulista Claudio Teixeira, manda um recado para os velejadores do Brascat 2017

O atual Campeão Brasileiro o paulista Cláudio Teixeira vem tentar seu bi-campeonato  em Porto Alegre durante toda a próxima semana. Além de campeão brasileiro de 2016, Cláudio foi um dos representantes brasileiros da vela nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, que foi disputada na Sugar Beach, entre os dias no dia 12 e 19 de julho de 2015. Então confira o recado do gente fina Claudinho:

Fonte:NEIVA MELLO Assessoria em Comunicação

Foto: Ane Meira Mancio

Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16acontece no domingo (12)

Após 12 anos, o Clube dos Jangadeiros volta a sediar a disputa nacional da classe Hobie Cat no Brasil

Please display images

A expectativa é de que o campeonato envolva cerca de 80 atletas de diferentes estados do País

O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão, para quem vê de fora, é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.

De 10 a 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, este espetáculo se fará presente no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – Brascat 2017. A Regata de Abertura está agendada para o domingo (12), às 14h, e a premiação, jantar e festa de  encerramento da ABCHC  (Associação Brasileira da Classe Hobie Cat) acontece no restaurante da Ilha, a partir das 20h30min.

RS tem o maior número de velejadores

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de velejadores desta classe no Brasil, com cerca de 40 atletas, fator que contribuiu para que o campeonato voltasse a ocorrer em águas gaúchas.“Nós conseguimos montar um grupo que une os clubes náuticos de Porto Alegre e que integra os velejadores e suas famílias. É o que têm nos diferenciado”, afirma Mário Dubeux, velejador do Jangadeiros e presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat.

Dubeux, que forma dupla com Karol Bauermann, acaba de ser campeão estadual na Hobie Cat 16, em campeonato realizado pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers) no final de outubro deste ano. Para o Brascat, ele prevê uma disputa de alto nível e acirrada. “Irão competir velejadores que já foram campeões em eventos mundiais e nacionais como o pernambucano Claudio Cardoso e os paulistas José Roberto de Jesus e Cláudio Teixeira”, exemplifica.

Presença feminina

Há 10 anos fazendo parte da flotilha de Hobie Cat do Jangadeiros, Karol Bauermann é uma das precursoras da participação feminina no esporte. “Quando entrei para o Hobie Cat, lembro-me de ter apenas mais uma ou duas mulheres. Hoje, temos vários casais velejando e estamos tentando incentivar cada vez mais o público feminino. O Hobie Cat é uma classe que estimula a vela feminina, pois o peso ideal do barco é atingido, mais facilmente, por casais”, explica a velejadora e atual campeã estadual na Hobie Cat 16.

A organização do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16 é realizada pelo Clube dos Jangadeiros e Flotilha 051 – Porto Alegre/RS da Classe Hobie Cat 16, sob a coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

 

Vapor total! Os velejadores Mario Roberto Dubeux e Karoline Bauermann são os atuais campeões do Rio Grande do Sul da Classe Hobie Cat 16 e cedem entrevista falando da difícil conquista e do próximo desafio que se aproxima, o Campeonato Brasileiro(BRASCAT), que será realizado de 8 a 18 de novembro no Clube dos Jangadeiros em Porto Alegre-RS, onde eles serão os anfitriões:

Se depender de treino os integrantes da flotilha gaúcha está afiados, ou melhor, a todo vapor, pois estiveram todo mês de Outubro dentro do Rio Guaíba disputando, até ontem, o Campeonato Estadual. Agora o foco e a concentração está no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 (Brascat) de 2017, que será realizado no Clube dos Jangadeiros,localizado na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,daqui a 15 dias, ou seja, de 08 a 18 de Novembro.

Capitão Flotilha Gaúcha, o velejador Guilherme Borges, fala como foi o Campeonato Estadual e comenta como estão os preparativos para sediar o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat duarante os dia 08 e 18 de Novembro:

A dupla Mario Dubeux e Karol Bauermann confirmou o resultado da primeira etapa e trouxe o título para o Clube dos Jangadeiros mais uma vez. A competição foi um aquece de motores para a dupla. “É bem importante esse momento, pois estamos nos preparando para o Brasileiro de Hobie Cat, evento em que seremos anfitriões. Isso nos dá confiança e alegria para enfrentar esse próximo desafio”, comenta Karol. O 2° lugar ficou com João Kraemer e Lawson Beltrame (CDJ), seguidos por Pierre Horta e Alexandre Capra (VDS).

WhatsApp Image 2017-10-23 at 07.34.13(3)

Vale ressaltar que o campeão só foi conhecido na última regata desse final de semana, 28 e 29 de outubro, quando ainda restavam 6 regatas para conhecermos os campeões dessa temporada. Mérito para os organizadores da competição, pois foi super bem-feita para a preparação para o BRASCAT, quando os velejadores ficaram na água até quase as vésperas da primeira regata do Campeonato Brasileiro que será realizada daqui a 14 dias, ou seja 10 de Novembro. É mole ou quer mais? Os Gaúchos estão com tudo para defender o título em casa!

Os líderes do Gauchão Mario Dubeux e Karoline Bauermann

Os campeões do Gauchão  2017 Mario Dubeux e Karoline Bauermann

A tá! Quem são os velejadores da Classe Hobie Cat 16 que estarão sendo anfitriões do Brascat? Fácil! É só conferir,um por um, na súmula do Campeonato Gaúcho. Esses deverão ser os membros da mais numerosa, fortíssima e mais animada flotilha desse Brascat 2017 :Estadual HC16 e Soling-word

Mas antes, a representante da Secretaria do renomado Clube dos Jangadeiros, faz um convite desejando boa vindas a todos que estão arrumando os barcos e embarcando para Porto Alegre:

Confira as fotos e vídeos das regatas que aconteceram esse último final de semana 21 e 22 de Outubro. Vento e muita adrenalina no Rio Guaíba(BAH tchê o negócio vai roncar no BRASCAT!):

Depois das regatas e debaixo do edredom, o Presidente da ABCHC, Mario Roberto Arantes Dubeux, já de óculos e super-relaxado, faz um convite para que todos arrumem as malas, pois o churrasco está garantido… (Quem será frito? O Mario tá com cara de..:”Aqui no Guaíba a cobra vai pegar…né?”)Bah vai ser tri:

No clima que antecede o início do Brascat 2017 a dupla Campeã Sul-Brasileira de Hobie Cat 16 Marcela Mendes e Ricardo Halla, que passaram esse último final de semana em Porto Alegre, fizeram questão também de mandar seu recado. Saca só:” Vocês venham para levar “couro” * e beber com eles… ” Gostei! Se não agradar o “couro” pelo menos tem festa com vinho dele:(Oba Halla é Cara!)

*”Couro” vem da linguagem hobiquetês do nordeste. Traduzindo para o portugues,ao pé da letra, é…. PISA= Apanhar! kkkkkk

Agora para fechar com chave de ouro as últimas notícias do último final de semana do Gauchão, fiquem com as imagem  da montagem da boia de contravento(Segura as tangas que no rio Guaíba só dar macho tchê!):

Fique ligado no AR(Aviso de Regata):

http://www.abchc.com.br/agenda/1/121/Campeonato+Brasileiro+das+Classes+Hobie+Cat+14+e+16+BRASCAT+2017

As acirradas e belíssimas disputas acontecerão no vibrante Rio Guaíba durante a semana de 10 a 18 de novembro próximo. Esse evento será IMPERDÍVEL!

Voe pelo Clube Jangadeiros de Porto Alegre a bordo do Olisails:

O Janga, como é carinhosamente chamado no mundo da vela brasileira,  é um clube náuticos dos mais charmosos e exclusivos da Capital Gaúcha, cujo evento será de grande importância para a vela local, na medida em que mantém a região no calendário dos grandes acontecimentos, lembrando ainda que Porto Alegre, e mais particularmente o Clube dos Jangadeiros, é hoje considerado um dos mais importantes centros de referencia na vela de alto rendimento do Brasil, tendo sediado eventos dos mais diversos níveis e classes, inclusive certames mundiais.

Mais imagens espetaculares do Clube Jangadeiros em Porto Alegre by EddardDrone:

O evento inclusive será classificatório para o próximo Campeonato Mundial de Hobie Cat 16, na França, fato que por si só já atrai a atenção e o desejo na sua participação. Assim, espera-se contar com a participação de velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Ceará, envolvendo mais de uma centena de pessoas

Conheça a história da classe Hobie Cat  by Hobie Company Parte 1:

A CLASSE HOBIE CAT NO BRASIL

ABCHC A Associação Brasileira da Classe Hobie Cat é uma entidade sem fins lucrativos e de âmbito nacional, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.634.075/0001-40, com endereço na Rua Hermes Curry Carneiro, nº 80/105, edf Rosa Egídio Lima, Ilha de Santa Maria, Vitória, Espírito Santo, CEP 29051-210, e que tem por objetivo coordenar as ações dos velejadores da Classe Hobie Cat, organizar e disciplinar o desporto e promover os eventos esportivos regionais e nacionais, inclusive indicando velejadores para representar o País em certames internacionais.

História da Classe de Iatismo Hobie Cat

No final da década de 60, o surfista californiano Hobie Alter sonhava com um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. Então, Mr. Hobie criou o Hobie Cat 14 e assim deu origem a uma verdadeira revolução na vela. Existem muitos tipos de barcos no mundo, mas nenhum é tão popular como o Hobie Cat 16, com mais de 150.000 unidades comercializadas. Com manobras rápidas e precisas, os barcos de competição da classe Hobie Cat parecem ao público bailarinos sobre as águas. E o iatismo, de lazer ou competição, está intimamente relacionado a dois elementos básicos da natureza: a água e o vento, sendo a sua prática, na essência, considerada um importante difusor da mentalidade ecológica.

Conheça a história da classe Hobie Cat  by Hobie Company Parte 2:

Acesse o site da classe e faça sua filiação: www.abchc.com.br

Mario Roberto Arantes Dubeux

Mario Roberto Arantes Dubeux é o atual Presidente da ABCHC

“A nossa ótima infraestrutura, experiência na realização de campeonatos e o fato de o Rio Grande do Sul ter a maior flotilha da classe no Brasil pesaram na decisão agora temos que fazer um evento com a cara do povo gaúcho: hospitaleiro e que ama sua terra”, diz o capitão da flotilha da classe e agora presidente da Associação Brasileira de Hobie Cat, Mário Roberto Arantes Dubeux.

Traga sua família para curtir Porto Alegre durante o Brascat. Conheça um pouco dessa linda cidade by Turismo Online:

Seja um patrocinador do Brascat e ajude a manter o Brasil como uma potencia na Vela Mundial:

São 8 mil quilômetros de litoral, com muitos praticantes do esporte e milhares de espectadores. E Porto Alegre hoje possui um quadro qualificados de iatistas. E sua empresa poderia aproveitar todo esse apelo para capitalizar através desse importante reforço de marca, aparecendo justamente onde está uma fatia de seu publico alvo. Seria inclusive uma maneira simpática de estreitar as relações com o mundo náutico esportivo. Já seria um inicio de parceria para termos a marca envolvida no evento.

Seja um parceiro do BRASCAT 2017 e faça sua empresa ser associada ao maior e melhor campeonato da historia da classe. Como pode contribuir? Entre em contato com os responsáveis pelo projeto e assine embaixo:

1.Pedro A. Pereira Pesce

   Vice-Comodoro Administrativo

   E-mail: gerencia@jangadeiros.com.br ou esportiva@jangadeiros.com.br

2.Mario Roberto Arantes Dubeux

   Presidente Nacional da Classe Hobie Cat www.abchc.com.br

   E-mail: mrdubeux@via-rs.net

A organização do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16 no ano de 2017, estará ao encargo do Clube dos Jangadeiros e Flotilha 051 – Porto Alegre/RS da Classe Hobie Cat 16, sob a coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Programação do Evento:WhatsApp Image 2017-10-10 at 21.09.41
A organização vai levar você e sua família para conhecer as delícias da Serra Gaúcha. Enquanto não chegamos no dia 16 de novembro curta um pouco nesse vídeo ” Gramado – Programa de Viagem”  by Programa de Viagem:

Nós do veículo www.acaoeaventura.com.br que somos apaixonados por esportes e sabemos a dificuldade de montar um evento desse porte em meio as condições econômicas do Brasil, parabenizamos esse “Time ABCHC”,que não mediu esforços, para escrever uma grande e inesquecível página no livro da Classe Hobie Cat no Brasil no momento que aceitaram organizar o Brascat 2017! WhatsApp Image 2017-10-11 at 00.56.54

A Secretária da ABCHC, Daniele Capiotti(foto), fala da expectativa sobre o evento: “Estamos trabalhando com muito carinho e dedicação para fazer com que esses dias aqui em Porto Alegre, sejam inesquecíveis para a família Hobie Cat Brasileira e que todos estejam em sintonia para absorver os valores que vela pode proporcionar para vida das pessoas. Aproveito também a oportunidade para ratificar que teremos o Campeonato Brasileiro Feminino o que, desde já, desponta com grande sucesso e será com certeza uma forma de desenvolver ainda mais a classe no Brasil”.

The Hobie Way of Life Hobie by Hobie:

Fonte:http://www.rodosoft.com.br

Contagem regressiva: falta menos de mês para o grande evento, aqui trazemos as gírias e expressões gauchescas pra ti que vem de fora e não quer ficar “boiando” , nós preparamos uma lista para tu já ir treinando e chegar falando que nem gaúcho!

taggaucho

Gírias e expressões gauchescas que tu precisa conhecer:

O Rio Grande do Sul é um estado do Brasil, já fez também, parte do Uruguay e esta proximidade e miscigenação com uruguaios e argentinos fez com que culturas e algumas palavras e expressões se tornassem estranhas aos olhos e ouvidos brasileiros.

Tudo é muito parecido com os hermanos: os costumes, o povo, o clima dos pampas, as arquiteturas das cidades, agricultura, o futebol e a torcida, o mate amargo, o churrasco e toda a tradição do gaúcho como um todo (cavalos, vestuário, peões, prendas, guris, gurias, etc), sem esquecer o portunhol, é claro.

Então nada melhor para os “haoles” uma tradução de toda estas palavras, do gauchês para o português, nós separamos as melhores Gírias e expressões gauchescas pra lá de especiais tchê!

A – Gírias e expressões gauchescas

– aprochegar = aproximar-se, pode chegar;

– atucanado = atrapalhado, cheio de problemas, estressado;

– auto = carro;

– atochar ou rasgar = inventar, mentir;

B – Gírias e expressões gauchescas

– bah = Interjeição de surpresa, admiração;

– bagual = cavalo manso que se tornou selvagem ou coisa boa da terra;

– baita = grande, crescido, coisa imensa, (muito boa ou muito ruim);

– bagulhete ou troço = alguma coisa, um objeto;

– barbaridade = algo muito chocante e violenta , que cause muito impacto;

– bergamota = tangerina;

– bater as botas = Morrer;

– bichado = cheio de feridas, estragado, podre;

– bolicho = Bodega;

– buenacha = Boa;

– bueno = bom;

– bem capaz = está errado, tu estas viajando, nem morto;

– borracho = bêbado;

– brigadiano = policial militar (chamado aqui de Brigada militar);

C – Gírias e expressões gauchescas

– caliente = quente, mulher fogosa;

– cacetinho = pão francês;

– cancha = local para jogar ou mesmo para lida (pode ser cancha de futebol: campo);

– cancheiro = pessoa que tem experiência e/ou habilidade em alguma coisa (futebol);

– carreteiro = arroz campeiro;

– carpim = meia de homem, fina para sapato;

– chavear = trancar com a chave;

– chimas = chimarrão, mate amargo;

– chimarrão = mate amargo;

– china = mulher de vida fácil;

– chinoca = mulher (chinoca véia);

– cuecão = ceroula;

– cuiudo/rabudo = cara de sorte;

– cupincha ou índio véio = camarada, companheiro, amigo;

– cusco = cachorro, cão pequeno (expressão uruguaya), também pode-se usar guaipeca;

– colono = gaúcho do interior;

E/ F/G – Gírias e expressões gauchescas

– entrevero = mistura, desordem, confusão de pessoas, animais ou objetos;

– encarangar = morrendo de frio;

– fatiota = terno;

– findi = final de semana;

– friaca = muito frio;

– gaudério = gaúcho; homem pilchado, com traços da região;

– guria = menina, moça;

– guapo = valentão, bonito, taita;

– guisado = carne moída;

M/N/L – Gírias e expressões gauchescas

– lomba = ladeira;

– mate amargo = chimarrão;

– melena = cabelo;

– mãnha/na mãnha = macete/devagar;

– negrinho = brigadeiro (doce);

P – Gírias e expressões gauchescas

– pandorga = papagaio, pipa;

– pangaré = burro, meio besta;

– patente = vaso sanitário;

– pechada = batida, trombada (entre automóveis);

– peleia = briga;

– piá/guri = menino, garoto;

– pila = palavra regional que dá nome a moeda nacional, no caso o Real (ex: 10 pila, 25 pila. Usa-se sempre no singular);

– pelea = Peleja, briga, combate;

– poncho = Capa de lã com burco para colocar a cabeça;

– prenda = mulher do gaúcho;

Q/R/S – Gírias e expressões gauchescas

– quebra-molas = lombada;

– rango = bóia, comida;

– sestear = dormir depois do almoço;

– sinaleira = semáforo; sinal;

T – Gírias e expressões gauchescas

– tchê = pessoa, “cara”;

– trago = beber, ficar bebado, borracho (tomar um trago);

– treco = uma coisa;

– tri = muito (ex: trilegal, tribonita) três vezes mais;

– trovar ou trovador = Conversar, prosear (baita trovador – no sentido de enganar);

V/X/Z – Gírias e expressões gauchescas

– vareio = Susto, sova, surra (goleada ou banho de bola no futebol);

– xepa, grude, boia = Comida;

– xerenga = Faca Velha;

– veranear = passar o verão;

– vivente = criatura viva, pessoa, indivíduo;trovador

– zunir = ir apressadamente

Bah = interjeição multiuso Tri = bastante Guisado = carne moída Sinaleira = semáforo Parada de ônibus = ponto de ônibus Bicuíra- é aquele gaúcho cujo coração se divide entre o campo e o mar Negrinho = brigadeiro (doce) Mas que barbaridade!- Espanto Mais curto que coice de porco. Mais desocupado que barbeiro de índio! Devagarzito como enterro de viúva rica. Mais feio que briga de foice no escuro. Mais feliz que lambari de sanga. Mais apertado que bombacha de fresco. Mais pesado que sono de surdo. Mais nervoso do que gato em dia de faxina. Saracoteando mais que bolacha em boca de véia. Solto que nem peido em bombacha.

Deu para ti baixo astral? Vou para Porto Alegre Tchau! ” Essa musica é da dupla gaucha Kleiton e Kledir em homenagem a Porto Alegre e eu amo escutar, pois já tem mais de 30 anos de sucesso e foi lançada quando estive velejando pela primeira vez no Rio Guaíba no anos 90, quando fui super-bem recebido pelos velejadores e as pessoas dessa bela cidade”, frisou Ricardo Dubeux.

Aumenta o som e mergulhe na linda letra de Kleiton e Kledir – Porto Alegre – Homenagem – DEU PRA TI by Ademir Silva:

VAMOS LÁ TCHÊ ZUNINDO EXPERIMENTAR A XEPA E TOMAR UM TRAGO E TROVAR !

BARBARIDADE SERÁ TRI!

APOIO E COBERTURA TOTAL( Se conseguir a passagem né! 0kkkkkkk?):

11034316_377611982440126_8888252063510680459_n

Ação & Aventura

Somos um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo e Meio-Ambiente. Nosso conteúdo é atualizado por uma equipe que, assim como você, é amante dos esportes de Ação e Aventura!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK