Novo documento da SBP orienta pediatras na identificação da obesidade infantil

By / 1 mês ago / Sem categoria / No Comments
Novo documento da SBP orienta pediatras na identificação da obesidade infantil

FONTE: www.sbp.com.br

Com o objetivo de orientar o pediatra no reconhecimento e diagnóstico precoce da obesidade causada por sedentarismo ou erro alimentar, o Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta semana o documento “Quando suspeitar que a obesidade ‘não é comum’: orientações para o pediatra”.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

Nas últimas décadas, a escalada mundial da obesidade impressiona: o número de indivíduos com excesso de peso (obesidade + sobrepeso) passou de 857 milhões em 1980 para 2,1 bilhão em 2013 e a projeção é que chegue a acometer 89% e 85% de homens e mulheres, respectivamente em 20303. Em 2016, a OMS estimava que 41 milhões de crianças menores de 5 anos e que mais de 34 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos estavam com sobrepeso ou eram obesas.

Os últimos dados oficiais do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros foram obtidos da pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em parceria com o Ministério da Saúde em 20105. Ao se comparar os dados de 1974-75 com os de 2008-2009, na faixa etária de 10 a 19 anos, houve aumento de excesso de peso de 3,7% para 21,7% nos meninos e de 7,6% para 19% nas meninas.

Foram considerados obesos 5,9% dos meninos e 4% das meninas. Na faixa etária entre 5 e 9 anos, houve um salto ainda maior na década de setenta, 10,9% dos meninos e 8,6% das meninas tinham sobrepeso, esses números subiram para 34,8% e 32% respectivamente. Já o número de obesos aumentou em mais de 300% nesse grupo etário, indo de 4,1% para 16,6%.

TRATAMENTO – “Embora a maioria dos casos de obesidade seja causada por sedentarismo ou erro alimentar, existe um subgrupo causado por alterações em genes relacionados ao metabolismo ou causado por síndromes genéticas. Como esses pacientes apresentam outros problemas em adição ao excesso ponderal, requerendo tratamento específico, esse documento se torna imprescindível aos pediatras”, salienta o presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio de Aragão Dantas Alves.

Segundo o especialista, é importante diferenciar a obesidade exógena de outras etiologias, já que a evolução, risco familiar e algumas vezes, o tratamento, podem ser diferenciados. “A história clínica e o exame físico direcionam quando se deve suspeitar que a obesidade não é exógena”, explica.

Dr. Crésio frisa que o pediatra deve estar atento e aprofundar a investigação da etiologia da obesidade diante dos seguintes sinais de alerta: obesidade iniciada no primeiro ano; obesidade grave antes dos 5 anos; déficit intelectual; dismorfismos ou malformações associadas; queda na velocidade de crescimento e/ou baixa estatura; e hiperfagia intensa.

A SBP

Conheça a história e a atuação da Sociedade Brasileira de Pediatria, considerada a maior sociedade médica de especialidade do Brasil e uma das maiores entidades pediátricas do mundo.

Instituição sem fins lucrativos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) defende os interesses dos médicos de crianças e adolescentes, dos seus pacientes e famílias. Centenária, a instituição vem crescendo a cada ano em tamanho, atuação e relevância social.

Filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e à Associação Internacional de Pediatria (IPA), a SBP se relaciona com diversas outras entidades nacionais e internacionais. Participa da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), da Rede “Não Bata, Eduque”, dentre outras que atuam para a promoção da qualidade de vida na infância e na juventude.

No Corpo Científico, possui Departamentos e Grupos de Trabalho, compostos por renomados especialistas das diferentes áreas de atuação dessa importante especialidade da medicina.

A sede da SBP está localizada na cidade do Rio de Janeiro. A entidade tem escritórios em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), além de 27 filiadas (sociedades pediátricas de todos os estados e Distrito Federal).

Histórico

A SBP foi idealizada pelo médico Fernandes Figueira, seu primeiro presidente, que fundou a instituição em 27 de julho de 1910. Dedicada ao estudo dos problemas e patologias infantis, a entidade preencheu uma lacuna desse segmento no Brasil.

A 1ª Jornada de Puericultura e Pediatria, realizada em 1947, gerou várias discussões sobre a nacionalização da SBP. Essa expansão aconteceu na gestão de José Magalhães Carvalho, em 1951, com ativa participação de Álvaro Aguiar, então secretário-geral da entidade, com a filiação das sociedades e departamentos estaduais de Pediatria. O maior obstáculo foi vencido por Carlos Prado, que trouxe o Departamento de Pediatria da Associação Paulista de Medicina para a lista de filiados.

Os presidentes das filiadas se reuniram pela primeira vez em 1980, com o objetivo de reestruturar o estatuto da Sociedade, que, em 1974, registrava 4.905 associados – bem mais que os 1.600 no ano de 1960. A reforma do estatuto criou o Conselho Superior, reunindo os presidentes de todas as filiadas, com funções deliberativas.

A partir daí a SBP passou a ter um governo colegiado. Além disso, as eleições para a Diretoria passaram a ser feitas mediante envio das cédulas pelos Correios a todos os associados, o que permitiu a universalização do voto e, portanto, aumentou o grau de participação dos associados na direção da SBP.

Também no período 1980-1982, o sistema de pagamento de anuidades foi centralizado, com repasse de cotas para as filiadas. Essas ações políticas e administrativas viabilizaram o rápido crescimento da SBP nos anos seguintes. Desde 2013, as eleições da entidade ocorrem por meio de votação eletrônica via internet.

Atualmente, a SBP ainda tem muitos desafios, mas espera contribuir cada vez mais para a melhoria dos serviços médicos prestados às crianças e aos adolescentes do Brasil e da qualidade de informação dirigida ao aprimoramento profissional dos pediatras brasileiros.

A sede

A SBP reunia-se inicialmente na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, sendo que, em 1929, fixou sua sede na Sociedade de Medicina e Cirurgia, onde funcionou por muitos anos.

Em 1960, inaugurou sua primeira sede própria na Av. Franklin Roosevelt, 39, no Centro do Rio de Janeiro.  Em 1979, a sede foi transferida para Botafogo. Em 1995, se instalou em Copacabana, onde funciona até hoje, ocupando todos os andares de um prédio com excelente estrutura para atender às demandas da entidade.

Jornal de Pediatria

Fernandes Figueira e seus discípulos publicaram artigos em diferentes veículos de comunicação da área médica até que, em 1923, Álvaro Reis criou a Revista Brasileira de Pediatria, publicação oficial da SBP.

Em outubro de 1928, Dr. Américo Augusto fundou a revista mensal de clínica, higiene infantil e puericultura intitulada Arquivos da Pediatria – junto com o professor Olinto Oliveira, que atuou como diretor científico.

O Jornal de Pediatria (JPed) é um verdadeiro roteiro histórico para os que desejam avaliar os progressos da Pediatria brasileira, pelo bom conteúdo de seus artigos. O veículo, inicialmente denominado A Pediatria, foi criado em 1934 e recebeu o novo nome a partir do nono fascículo.

Eventos Científicos

“Visando congregar numa verdadeira família aqueles que se dedicam à Pediatria”, nas palavras do seu inesquecível presidente Álvaro Aguiar, a SBP crescia também no padrão de qualidade das atividades que desenvolvia.

Desde a Conferência Nacional de Proteção e Assistência à Infância, em 1933, passando pela Primeira Jornada Brasileira de Puericultura e Pediatria, em 1947, e pelos Congressos Brasileiros de Pediatria (nomeados assim a partir de 1965), todos os eventos alcançaram nível internacional em seus conteúdos.

Os cursos pré-congresso, iniciados em 1960, também são conhecidos – e muito concorridos – pela excelência de seu valor informativo nos diversos campos de atuação da Pediatria.

Departamentos Científicos

Os Departamentos Científicos da SBP foram criados por Álvaro Aguiar, em 1961, com o decorrer dos anos foram sendo ampliados, com representantes de todas as regiões do País.

Representam um instrumento importante para o desenvolvimento das subespecialidades pediátricas e o aperfeiçoamento da pediatria, sendo responsáveis pela elaboração de publicações e realização de congressos muito concorridos.

Eles foram divididos de maneira a concentrar ações específicas às diferentes áreas de atuação da Pediatria. O objetivo é assegurar a integralidade dos cuidados dispensados à criança e ao adolescente.

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK