Hoje é dia de homenagear o Pioneiro da Classe Hobie Cat 16, Mario José Dubeux Júnior!

By / 10 meses ago / Sem categoria / No Comments
Hoje é dia de homenagear o Pioneiro da Classe Hobie Cat 16, Mario José Dubeux Júnior!

A Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (BRASCAT 2017) acontece no hoje,domingo (12) e segue até sábado (18). WhatsApp Image 2017-11-09 at 1.46.21 PM

Velejadores largam do Jangadeiros às 14h e chegam às 14h30min na Praia de Ipanema, em frente ao Centro Esportivo Ipanema Sports em meio ao público que lotará a praia e juntos, público e velejadores, farão um grande festa em meio a muito som sol e alegria! Será um dia inesquecível!22687932_1820181371345029_2630542929895413024_n

Os velozes e lindos barcos serão tripulados por 84 velejadores de mais de 10 estados brasileiros (Confirmados até quinta-feira): Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Campeões brasileiros e mundiais da classe já estarão travando uma bela disputa logo mais na capital gaúcha.

Ricardo Dubeux e Rafael Ferreira Corrêa(Paradise Time)

Ricardo Dubeux e Rafael Ferreira Corrêa(Paradise Time)

Pela primeira vez no Brasil, o campeonato acontece com um tripulante paralímpico Rafael Ferreira Corrêa. A iniciativa do velejador  Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.Os dois estarão formando a uma tripulação intitulada de “Paradise Time”.

galeria_57_157DDXZXRRWS2XCMJangadeiros  será o centro da vela no Brasil de 12 a 18 de novembro

Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal, espumante e atividades esportivas. Esse será o clima que tomará conta do Clube dos Jangadeiros durante o Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela e o 39º Sul Brasileiro de Optimist. Eventos são abertos à visitantes. 

De 12 a 18 de novembro, o Clube dos Jangadeiros será o centro da vela nacional, com a realização dos três primeiros campeonatos do Projeto 6×6, que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela até a Páscoa. Durante os campeonatos, o Clube irá receber grandes nomes do atletismo náutico e o público de maneira especial, com atividades que envolvem gastronomia, moda e  música.  Na chamada Semana da Vela, os espaços próximo à Escola de Vela Barra Limpa terá um cenário bem diferente, ambientado com a presença de food trucks, quiosques de cervejas artesanais, vinícolas e, como ponto alto, desfile de moda no feriado do dia 15 (quarta-feira), com peças inéditas criadas pela velejadora e atleta Martina Szabo e Ângela Aronne, sócias da Open Closet.

Ø Campeonato Brasileiro de Hobie Cat promete grandes emoções em Porto Alegre

Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (BRASCAT 2017) acontece no domingo (12) e segue até sábado (18). Velejadores largam do Jangadeiros às 14h e chegam às 14h30min na Praia de Ipanema, em frente ao Centro Esportivo Ipanema Sports.

Campeonato nacional envolverá cerca de 84 velejadores de mais de 10 estados brasileiros (Confirmados até quinta-feira): Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Campeões brasileiros e mundiais da classe já estão na capital gaúcha.

Pela primeira vez no Brasil, o campeonato acontece com um tripulante paralímpico. A iniciativa do velejador  Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.

O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão, para quem vê de fora, é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.

De 12 a 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, este espetáculo se fará presente no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – BRASCAT 2017.

Grandes nomes do Hobie Cat que participarão da Brascat 2017:

  • O gaúcho Mario Dubeux e Karoline Bauermann, dupla anfitriã do nacional, que no final de outubro conquistou o título de campeã Gaúcha de Hobie Cat 16 (ele é também presidente da Associação Brasileira de Hobie Cat)
  • O gaúcho Lawson Beltrame, vice-campeão Estadual de Hobie Cat 16
  • Claudio Teixeira e Bruno Oliveira, atuais campeões brasileiros de Hobie Cat 16
  • Claudio Cardoso e Mequias Queiroz (Claudio foi duas vezes campeão mundial)
  • O catarinense Ricardo Halla, campeão sul Brasileiro do Hobie Cat 16
  • Luiz Gonzaga Machado e Eluísio Biancardi (campeão mundial master em 2000)
  • O atleta Ricardo Dubeux (Medalhista Mundial na Classe Hobie Cat 14) estará competindo ao lado do atleta paralímpico gaúcho Rafael Correa (campeão brasileiro paraolímpico na classe 2.4). Pela primeira vez, um atleta paralímpico compete na classe Hobie Cat.     

Este ano a regata de encerramento levará o nome do gaúcho  Nelson Pereira Piccolo, uma forma de reconhecimento por parte da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat  do enorme legado deixado por esse grande campeão e, como outros desbravadores, igualmente pioneiros na classe no Brasil.

A tradicional Regata de Abertura está agendada para o domingo (12), às 14h, com largada em frente as Velas em Pedra da Ilha do Jangadeiros e chegada na praia de Ipaneman, em frente ao o Ipanema Sports (Av. Cel. Marcos, 2.353), às 14h30, quando os velejadores irão colorir a praia de Ipanema com suas embarcações. A entrega dos prêmios acontece às 15h30min, no Ipanema Sports.  Estão previstas um total de 13 regatas – domingo (1), terça (3), quarta (3), quarta (3), quinta (dia de folga), sexta (2) e sábado (1), com largada às 14h.  O jantar de encerramento e premiação da ABCHC  (Associação Brasileira da Classe Hobie Cat) acontece no sábado (18), no restaurante da Ilha dos Jangadeiros, a partir das 20h30min.

RS tem o maior número de velejadores

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de velejadores desta classe no Brasil, com cerca de 40 atletas, fator que contribuiu para que o campeonato voltasse a ocorrer em águas gaúchas. “Nós conseguimos montar um grupo que une os clubes náuticos de Porto Alegre e que integra os velejadores e suas famílias. É o que têm nos diferenciado”, afirma Mário Dubeux, velejador do Jangadeiros e presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat. Dubeux, que forma dupla com Karol Bauermann, acaba de ser campeão estadual na Hobie Cat 16, em campeonato realizado pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers) no final de outubro deste ano. Para o Brascat, ele prevê uma disputa de alto nível e acirrada. “Irão competir velejadores que já foram campeões em eventos mundiais e nacionais como o pernambucano Claudio Cardoso e os paulistas José Roberto de Jesus e Cláudio Teixeira”, exemplifica.

Presença feminina gaúcha

Há 10 anos fazendo parte da flotilha de Hobie Cat do Jangadeiros, Karoline Bauermann é uma das precursoras da participação feminina no esporte. “Quando entrei para o Hobie Cat, lembro-me de ter apenas mais uma ou duas mulheres. Hoje, temos vários casais velejando e estamos tentando incentivar cada vez mais o público feminino. O Hobie Cat é uma classe que estimula a vela feminina, pois o peso ideal do barco é atingido, mais facilmente, por casais”, explica a velejadora e atual campeã estadual na Hobie Cat 16. A organização do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16 é realizada pelo Clube dos Jangadeiros e Flotilha 051 – Porto Alegre/RS da Classe Hobie Cat 16, sob a coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Ø Janga é anfitrião do 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela, de 14 a 17  

O 1º Campeonato Brasileiro da Juventude vai de 14 (terça-feira) a 17 (sexta-feira), a (14),  com regatas a partir das 14h e organização conjunta da CBVela, Comitê Brasileiro de Clubes e o Clube dos Jangadeiros, nas raias do Guaíba.  A competição reunirá atletas de até 19 anos, com disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto), Optimist (Masc. e Fem.) e Hobie Cat 16 (Masc e Fem).

Já confirmaram presenças os seguintes clubes: Jangadeiros, Veleiros do Sul,  Yacht Clube Santo Amaro (São Paulo), Iate Clube de Brasilia, Cabanga Iate Clube (Pernambuco), Iate Clube Santa Catarina,  Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube Espirito Santo e Yacht Club Ilha Bela.

O Brasileiro Interclubes da Juventude entra em 2017 na programação anual da modalidade neste ciclo olímpico dos Jogos Tóquio-2020. O campeonato serve como preparação para os velejadores que vão disputar o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.

 

Ø De 15 (quarta-feira) a 17 de novembro (sexta-feira), é a vez do 39º Sul Brasileiro de Optimist, nas categorias veteranos e estreantes, com mais de 80 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O 39º Sul Brasileiro de Optimist envolve jovens dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estão previstas 10 regatas na categoria Veteranos e 6 na categoria Estreantes, uma média de 3 por dia. A saída será na baía da Tristeza e o percurso a ser utilizado será o trapezoidal, tradicional da categoria. Além da premiação individual, haverá também um reconhecimento do melhor Estado e da melhor flotilha do campeonato.

Categorias: Geral, Mirim Masculino e Feminino, Infantil Masculino e Feminino, Juvenil Masculino e Feminino.

Lembramos a força dos atletas do Jangadeiros na classe. Em 2017, Lorenzo Balestrin conquistou o importante 4° lugar no Campeonato Norte-Americano de Optimist e foi campeão na categoria veterano do Brasil Centro de Optimist, na Baía de Guanabara, ao lado de Pedro Henrique Gambino, campeão na Estreante. Lorenzo também  foi o 4° brasileiro melhor colocado na Semana de Buenos Aires.  A jovem Luiza Moré, outro talento do Janga,  conquistou o 1° lugar na categoria Feminino Infantil no 45° Brasileiro de Optimist, no Iate Clube do Espírito Santo, em janeiro.

 

 

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK