25 de Setembro foi o Dia da Dança e da Música Àrabe(رقص شرقي): conheça a cultura através de Simone Mahayla

By / 3 semanas ago / AULAS / No Comments
25 de Setembro foi o Dia da Dança e da Música Àrabe(رقص شرقي): conheça a cultura através de Simone Mahayla

Fonte: https://pt.wikipedia.org

dança de ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo EgitoBabilôniaMesopotâmiaPérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893. No Oriente é conhecida pelo nome em árabe raqṣ sharqī (رقص شرقي, literalmente “dança oriental”), ou raqṣ bládi (رقص بلدي, literalmente “dança da região”, e, por extensão, “dança popular”), ou pelo termo turco çiftetelli (ou τσιφτετέλι, em grego).

Olha ai Simone Mahayla com o “Mistério do Oriente”:

É composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.

13059666_10201596253584243_1224473154_n

SIMONE MAHAYLA Natural de São Paulo, Simone atua como produtora, coreógrafa e professora de danças árabes, em especial, dança do ventre, há mais de 17 anos. No ramo da produção de eventos está a frente de iniciativas culturais desde setembro de 2009. Seja por meio de festivais, mostras entre outros, a frente na organização a profissional firmou suas produções no calendário anual da categoria de danças árabes. Caracterizado como grandes produções de maior destaque, a cada ano realiza o Festival Florescer de danças Árabes, a Mostra da Cia Simone Mahayla de Dança Árabe, Arraiá do ventre, além de vários Workshops com a participação de bailarinas com experiência nacional e internacional. Outros eventos de menores proporções são produzidos pontualmente, conforme as datas comeomorativas do calendário habitual – a exemplo do carnaval, páscoa e afins, no local onde ministra suas aulas, no Clube Português. Mahayla é precussora ao associar seu evento a chegada da primavera, tornando o Festival Florescer de danças Árabes uma marca registrada para os que contemplam e esperam ansiosos a cada nova edição. O ponto alto é sem dúvida a valorização as homenageadas especiais em todos os anos que o Festival foi produzido.

13023423_10201596253104231_2112201244_n

O grande público, sem dúvida, aguarda com expectativa pelos eventos da produtora, por isso nos planejamentos a lotação máxima só cresce a cada evento. O último Florescer, realizado no dia 18 de setembro desse ano, por exemplo, foi sediado no Teatro Imip, com capacidade máxima para 706 lugares. Dividido em dois shows, o público compareceu em peso, contabilizando mais de 500 pessoas em cada espetáculo.

Criatividade e ousadia não faltaram no quesito decoração nessa 8ª edição do Festival, sendo marcado por iluminação única para todas as mais de 50 apresentações. A presença da bailarina Amara Saaden contribuiu também para relevante destaque na mídia local. O próximo Festival Florescer 2017 já está com as produções em curso e trará grandes surpresas, mantendo assim o sucesso já consolidado do evento. Profissional dedicada e reconhecida, seja pela categoria local como também nacional, Simone Mahayla é um nome forte no ramo da dança árabe.

Foto: Paulo Cavalcante

Foto: Paulo Cavalcante

Esse trabalho ético e diversificado, não só pessoalmente, quanto a frente da Cia que leva seu nome, garantiu a ela várias homenagens, dentre as quais destacamos: Homenagem a Cia Simone Mahayla no 1º Mercado Arabe Cigano (setembro de 2013); Homenageada no Espetáculo Magia árabe III (agosto 2012); Homenageada na 1º Mostra Só dança PE (setembro de 2015); Homenageada na II Edição do Café e Cultura (outubro 2015);A Cia foi Homenageada no evento Lua Azul (março de 2017). A mais recente produção inovadora e inédita de Simone foi a realização do primeiro flash mob de dança do ventre já registrado na região. A Cia Simone Mahayla se apresentou no Marco Zero do Recife com graciosidade e talento para chamar a atenção da sociedade para a campanha do Outubro Rosa. Os cuidados com a prevenção do câncer de mama nunca tiveram um ritmo tão especial. O ato ganhou destaque na mídia local, por meio da transmissão ao vivo no Facebook, via parceiro do Diário de Pernambuco.

Agora curta a apresentação da Cia Simone Mahayla de Danças – Nordeste em Dança ( junho 2017): 

Ação & Aventura

Somos um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo e Meio-Ambiente. Nosso conteúdo é atualizado por uma equipe que, assim como você, é amante dos esportes de Ação e Aventura!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK