Fonte:http://www.iateclubearacaju.com.br/

A segunda etapa do Campeonato Sergipano de Polo Aquático aconteceu no período de 02 a 04 de novembro de 2017, no Parque Aquático Zé Peixe. A equipe Iate Serigy Polo conquistou a terceira colocação. Os campeões desta etapa foram os atletas da Equipe do Colégio Dom Luciano, em segundo lugar a equipe do Polo90. No mês de dezembro acontecerá a terceira e última etapa do campeonato. Confira a equipe Iate comandada pelo técnico Zezinho Cardoso: André, Sávio, Alexsandro, Vinícius, Alexandre, Domingos, Serginho, Igor, Dedéu, Otávio, Fábio, Bruno, Pedro Wilson e Sandro Bruno. O atleta Fábio Siqueira foi o artilheiro da competição. Parabéns para todos!!!

A história do Polo Aquático 

O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia.

A piscina, as equipes e a bola

O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas. A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

Regras

– O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;

– A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;

– Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);

– São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;

– Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

– O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.

Federações e Confederações

– A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.