Cavaleiros pernambucanos se aproximam de vaga no Sul-Americano de Hipismo durante a Copa JK em Brasília

By / 1 mês ago / Sem categoria / No Comments
Cavaleiros pernambucanos se aproximam de vaga no Sul-Americano de Hipismo durante a Copa JK em Brasília
Foto: João Marcelo Santos
Crédito: Leandro Brayner/FEP
Fonte:Assessoria de Comunicação da FEP
Seletiva realizada na Copa JK deixou dois atletas da FEP a um passo da competição internacional
Os cavaleiros da Federação Equestre de Pernambuco Henrique Maranhão e João Marcelo Monte Santos, da categoria Mirim (1,20m), estão próximos de conquistar a vaga para o Sul-Americano de Hipismo. Os atletas pernambucanos deram um importante passo para alcançar o objetivo neste final de semana, na Copa JK de Hipismo, realizado no Brasília Country Club, com bons resultados.
Henrique Maranhão zerou três vezes o percurso com os cavalos Coral Rec Xangó e Amicci e sequer precisou montar no último dia de disputa. Esta foi a segunda Seletiva do Sul-Americano que ele zerou e, portanto, não precisará ir para a última, em Campinas. Agora depende apenas de um bom desempenho no Campeonato Brasileiro, no mês de julho, em São Paulo, para se garantir na competição internacional.
João Marcelo Monte Santos saiu com os três percursos zerados com By Hanna Lord Pequim e segue na disputa pela classificação para o Sul-Americano. Também não haverá a necessidade de participar da última etapa da seletiva.
Já João Felipe Gomes/Xairel, João Pedro Chaves com Cuantica Loar e Clanthus Jmen e Paulo Henrique Amorim Paulo com Thifanny B, por não terem zerado, disputarão a etapa final. Os cavaleiros voltam a montar em busca de um lugar no Sul-Americano entre os dias 7 e 10 de junho, no Haras Albar, em Campinas, para tentar zerar o percurso.
Critérios de classificação
O critério utilizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para disputa do Sul-Americano é zerar duas das quatro seletivas e fazer um bom resultado no Campeonato Brasileiro, que será realizado em São Paulo, no mês de julho.
Conheça os cavaleiros da Federação Equestre de Pernambuco na disputa:

Henrique Maranhão – Foto LC Ruas

Os cavaleiros da Federação Equestre de Pernambuco estão prontos para um novo desafio neste final de semana. Entre os dias 18 e 20 de maio, no Brasília Country Club, os conjuntos locais disputarão a Copa JK de Hipismo, competição válida também como seletiva para o Campeonato Sul-Americano da modalidade.

Cavaleiro João Felipe Gomes brilha na pista

O foco dos atletas da FEP é o torneio internacional, que será realizado de 5 a 11 de novembro, no Chile. Pelo regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), classificam-se para o Sul-Americano os cavaleiros que zerarem duas das quatro seletivas e obtiverem um bom resultado no Brasileiro, em julho.

Show de João Marcelo – Foto LC Ruas

Pernambuco será representado por cinco atletas: Henrique Maranhão, João Felipe Gomes, João Marcelo Monte Santos e Paulo Henrique Amorim, da categoria Mirim (1,20m). Enquanto João Pedro Chaves é da Pré-Júnior (1,30m). Todos com grandes chances de bons resultados.

Toda perícia do Cavaleiro João Pedro Chaves – Foto LC Ruas

Na primeira etapa, realizada no Recife, entre os dias 23 e 25 de março, o resultado foi bastante satisfatório para o Estado. Na mirim, Henrique conseguiu zerar os três percursos com as suas duas montadas, Coral Rec Xango e Amicci. João Marcelo zerou com seus três cavalos: By Hana Lord Pequim, Inclemente e Lamendor JMen. Paulo Henrique Amorim Paulo também zerou com Tifanny CHZS. Na Pré-Júnior, João Pedro Chaves/Calanthus JMen também seguem sem penalidades.

Harmonia no salto de Paulo Amorim Paulo – Foto Leandro Brayner-FEP

“Eles estão treinando firme e os que têm o zero da primeira seletiva, se zeraram agora em Brasília, estarão habilitados ao desempate que acontecerá no campeonato Brasileiro em Julho, em São Paulo. Com isso se darão ao luxo de não ir para São Paulo, na última seletiva, poupando os animais para o Campeonato Brasileiro”, explicou a diretora técnica da FEP, Maria Luiza Dourado.
RESULTADO 2017
Em 2017, três cavaleiros pernambucanos representaram o Brasil no Sul-Americano, em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, todos faturaram medalhas. O Brasil contou com duas seleções, a Verde e a Amarela. João Marcelo Santos fez parte da Verde, responsável por conquistar o ouro para o País na competição por equipes.
Henrique Maranhão e João Pedro Chaves compuseram a seleção Amarela, que ficou com a medalha de prata por equipes. Já na competição individual, o cavaleiro Henrique Maranhão, medalha de ouro no Sul-Americano de 2016, ficou na terceira colocação da categoria Mirim (1,20m), trazendo a medalha de bronze para Pernambuco e para o Brasil.
Histórico de matérias anteriores sobre o Hipismo Pernambucano:
Recife, 09 de maio de 2018
Cavaleiros pernambucanos brilham na II Etapa do Circuito Guabi N/NE de Hipismo
Competição foi realizada nos dias 4 e 5 de maio, em Lauro de Freitas, na Bahia
 
Apesar do fator chuva, que terminou deixando a pista molhada, escorregadia e aumentou o grau de dificuldade na competição, os conjuntos da Federação Equestre de Pernambuco (FEP) brilharam na II Etapa do Circuito Guabi Norte/Nordeste de Hipismo, realizado neste final de semana, no Equus Club do Cavalo, em Lauro de Freitas, na Bahia. Em praticamente todas as categorias, os atletas pernambucanos figuraram entre as primeiras posições. 
 
Destaque para João Marcelo Monte Santos/SL Inclemente e Ciro de Andrade Bezerra/Cassilano, que conquistaram o título da etapa ao vencer as Séries Intermediárias (Mirim – 1,20m) e Especial (Sênior – 1,30m), respectivamente. “O nosso resultado foi positivo em quase todas as categorias que participamos. A chuva dificultou ainda mais, mas nossos atletas conseguiram superar as adversidades e terminar com um bom desempenho”, destacou Maria Luiza Dourado, Diretora Técnica da FEP.
 
Na disputa por categorias, Pernambuco ficou em primeiro na Aberta (1,20m) com André Felipe Ferreira/Baluestre, segundo na Amador A (1,10m) e Amador B (1m) com Luiza Leão/Lancelot e Karla Avelar/Imperador CHZS, respectivamente; e terceiro com Karoline Urbana/Vivaldi na Escola Principal (0,80m). 
 
“Agora é seguir firme a preparação visando os campeonatos brasileiros programados para julho. Antes disso, teremos mais duas etapas do Ranking FEP em maio e junho”, concluiu Maria Luíza Dourado. A terceira etapa do Circuito Guabi Norte/Nordeste de Hipismo está marcada para os dias de 5 a 7 de outubro no Caxanga Golf & Country Clube, no Recife/PE. 
 
Confira abaixo a lista dos cavaleiros da FEP na disputa:
 
Escola Principal (0,80m)
3º – Karoline Urbana/Vivaldi
 
Série Extra (1m)
 
Amador B
2º – Karla Avelar/Imperador CHZS
4º – Giliane Laurentino Funini/Iliaco J.Men
 
Jovem Cavaleiro B 
8º – Maria Luiza Figueiredo Alves/SL Safo II
9º – Bianka Gomes Soares/Elizabeth
 
Série Preliminar (1,10m)
 
Amador A 
2º – Luiza Leão/Lancelot (Amador A)
4º – Carlos Avelar/Chello CHZS
 
Jovem Cavaleiro A
5º – Antônio Victor Miranda/Brad Pitt
 
Série Intermediária (1,20m)
 
Mirim 
1º – João Marcelo Monte Santos/SL Inclemente
2º – Paulo Henrique A. Paulo/Carano CHZS
 
Aberta
1º – André Felipe Ferreira/Baluestre
2º – João Pedro Chaves/Cuântica
3º – Ciro de Andrade Bezerra/Hanna Trapiche
6º – André Felipe Ferreira/HFB Britrany (Aberta)
 
Cavalos Novos (não pontua)
1º – Ciro de Andrade Bezerra/Halina
 
Série Especial (1,30m)
 
Sênior
1º – Ciro de Andrade Bezerra/Cassilano
 
Conheça o Hipismo através desse vídeo explicativo sobre as modalidades Equestres: Adestramento, Salto e CCE  By Horse World Brasil:

Informações sobre escolinhas no Caxangá Golf & Country Club de Pernambuco

Horário

Fechado ⋅ Abre às 06:00
Telefone(81) 3271-1422
BONS SALTOS!

Ação & Aventura

Somos um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo e Meio-Ambiente. Nosso conteúdo é atualizado por uma equipe que, assim como você, é amante dos esportes de Ação e Aventura!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK