Evaldo Altino fala como foi a preparação e como será a vida no mar durante a REFENO

By / 2 anos ago / Sem categoria / No Comments
Evaldo Altino fala como foi a preparação e como será a vida no mar durante a REFENO

Nesse exato minuto a tripulação formada pelos irmãos Altino está iniciando sua travessia de 555,6km, entre o porto do Recife e o arquipélago de Fernando de Noronha, mas conseguimos com exclusividade para nosso portal, conversar com o experiente velejador Evaldo Altino e ele contou como foi a preparação, compra de comida, bebidas e tudo que eles passarão durante, as quase, 37 horas  no mar até cruzar a linha de chegada da REFENO 2016.Confira aqui:

Três experientes velejadores que, nesse momento, já largaram e participam da Refeno , representando Pernambuco,falaram um pouco da emoção de velejar do Marco Zero até Fernando de Noronha(Largada, o mar, a ilha…):

Exemplo de Superação: Velejador pernambucano Álvaro da Fonte volta à regata dois anos após o barco em que estava participando da REFENO de 2014 virar durante a travessia, partir ao meio, naufragar e ele, juntamente com sua tripulação ,viver um drama de 35 horas no mar, à deriva.Bonita história de um guerreiro apaixonado pelo mar!

Homenagem do nosso portal ao único velejador que participou de todas regatas Recife- Fernando de Noronha. Parabéns e Bons Ventos Emílio Russell!

Feito inédito: O pernambucano Emílio Russell é o único velejador que participou de todas as edições da Refeno. 
14021527_1826899494197652_3471426087810204806_n-e1474648842878

Emílio Russell com o criador da Regata Recife Fernando de Noronha, Maurício Castro[foto de Fernando Maciel ( Veleiro Planeta Água ), na Refeno 2008].

Durante o dia de ontem estava difícil circular pelas dependências do Cabanga Iate Clube de Pernambuco! Por que? ‘As 11h30 de hoje, começavam os procedimentos de largada da 28ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), no Marco Zero do bairro do Recife Antigo.
Bem, mas caminhando pelo belo clube náutico, e dentre os mais de 200 velejadores que correm para deixar suas embarcações prontas com água potável, comida, remédio, roupa,protetor solar, ipod,gps,cartas náuticas, santinhos.., achamos  um pernambucano que está muito tranquilo para essa travessia.O nome dele é Emílio Russell, Adminstrador de Empresas, aposentado e filho de um dos grandes nomes da vela brasileira, comodoro Carlos Russell.
Emílio, ou melhor, “Míster Refeno” , como é conhecido no meio da regata, se destaca pela calma nesses momentos de corre-corre.Esse é o apelido com o qual ele foi batizado pelos demais velejadores do clube náutico, por ser o único a ter participado de todas as edições da regata realizadas até hoje.
Esse ano, para não perder a tradição, ele estará fazendo parte da Regata na tripulação da embarcação pernambucana e campeã da REFENO, Avatar, dos irmãos Altino Almeida,colaborando com com sua vasta experiência durante o lindo percurso do Marco Zero, na região central do Recife, em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha.
Veja a relação completa da tripulação do Avatar:
Paulo José de Almeida Filho
EMILIO RUSSELL
Evaldo Altino de Almeida
Leonardo da Costa Carvalho Coelho

Paulo Collier de MendonçaPaulo Henrique da Silva Moura

Pedro Amorim de Almeida

Renato Altino de Almeida

Rodrigo Lopes Theodozio

20160530175635

Veleiro Pernambucano Avatar dos Irmãos Altino. Foto: Emílio Russell

Veja a ficha técnica do Avatar, relação da tripulação , spot de localização clicando aqui:

http://www.refeno.com.br/home/participantes_detalhes.php?id=1

Até chegar à ilha, os competidores percorrerão aproximadamente 300 milhas náuticas (555,6km). Mas se você pensa que Emílio só fazia a REFENO todo ano, está enganado, pois ele já fez algo em torno de 16.900 milhas (31.298.800,00 m)* de idas e vindas ao Arquipélago Fernando de Noronha.

*Explicação técnica pertinente: 1 milha náutica são 1.852m, ou melhor, uma milha náutica corresponde a um minuto de grau na circunferência terrestre.By Comandante Evaldo Almeida.

O pernambucano Emílio Russell é um apaixonado pela vela, paixão que ele herdou do pai desde os cinco anos. Em 1986 já tinha velejado em diversas regatas na costa brasileira pela classe lighting, no barco Ciranda,  quando foi convidado por Maurício Castro, idealizador da Refeno, a participar da primeira prova.

Na primeira Refeno, Emílio foi com seu Antônio Marques que, assim como Maurício, também já não velejam em mares  de terceira dimensão. Emílio atribui a boa parte da sua felicidade ao fato de ter conhecido Fernando de Noronha, fazendo com que ele esteja, todo ano , com saúde para encarar essa grande e bela aventura, que se confunde com a sua própria vida.

20160923131857Fonte: Assessoria de Imprensa do Cabanga Iate Clube de Pernambuco

Duas participações e dois troféus Fita Azul da Refeno. Esse é o histórico da embarcação Camiranga, do Rio Grande do Sul, que atracou nesta terça-feira (20), no Recife, para disputa da 28ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha, com partida marcada para o próximo sábado (24), `as 11h30, no Marco Zero do Recife. O veleiro campeão da Refeno em 2014 e 2015 terá a bordo 14 tripulantes.img_2439

A expectativa da embarcação é fazer a travessia Recife/Noronha num tempo menos que a marca alcançada na edição de 2015 da prova, que foi de 20h26min37. Em 2014, o barco percorreu as 298 milhas (cerca de 545 quilômetros) do Marco Zero do Recife até a praia do Boldró, em Noronha, em 22h40min43.

O Camiranga é um veleiro modelo Soto 65, tem 20,55 metros de comprimento e também disputará o título na classe ORC.

Confira a lista dos participantes e suas respectivas categorias: http://www.refeno.com.br/home/participantes.php

E por falar em celebridade do ramo naútico a Refeno também brilha! Confira:

Embarcação de Amyr Khan Klink chega ao Recife

Paratii 2, de 96 pés, disputará pela primeira vez a Refeno
A embarcação do velejador Amyr Khan Klink, 61 anos, já está no Recife para participar da 28ª edição da Refeno, com partida marcada para o próximo sábado (24). O veleiro Paratii 2, de 96 pés (30 metros), está ancorado nas imediações do Pernambuco Iate Clube. Com um design diferenciado – é feito com alumínio aeronáutico – o veleiro pesa 100 toneladas e disputará a Refeno na classe Turismo.
Além de velejar, em seu currículo, Amyr Klink carrega a realização de mais de 2,5 mil palestras no Brasil e no exterior e tem mais de 30 anos de experiência neste setor. Em suas palestras, alguns assuntos abordados são inovação, liderança, motivação, criatividade e estratégia.
A REFENO 2016
Este ano, a Refeno conta com o patrocínio da Lexus e Pernambuco Construtura, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, Água Mineral Santa Joana, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Itaipava, Spot, Pernambuco Pilots e Agemar.
DCIM101MEDIADJI_0015.JPG

A 28° edição da regata conta, até o momento, com veleiros de diferentes classes . Essas são algumas delas: RGS, Aço, Aberta, Bico-de-proa, Mocra, Turismo, Catamarã e ORC.

Veleiro CAMIRANGA – Regata Recife -Fernando de Noronha(Imagens Ney Amaral e AeroRec-Gaucho):

Curta as imagens feitas pelo velejador Cesar Moreira F. do Veleiro Campeão da Refeno(Fita Azul) de 2015( Imagens aérea by AeroRec -Gaucho)
Criada há 28 anos, a Refeno é considerada a primeira regata oceânica do Brasil. Em 2015, a embarcação gaúcha Camiranga, comandada por Eduardo Plass, ganhou o troféu Fita Azul pela segunda vez consecutiva com direito a quebra de recorde entre os monocascos. O veleiro completou a travessia em 20h26min37.
Veja uma como foi a navegada desses grandes velejadores durante o percurso de Recife até Fernando de Noronha através das imagens o filme do Veleiro Mussulo III na Refeno 2014 com a produção do tripulante Luiz Bolina:
Em homenagem a todos participantes preparamos um playlist de vídeos  para aquecer os corações dos grandes velejadores que enfrentarão muito sol e mar até a esmeralda do Oceano Atlântico, Ilha de Fernando de Noronha:
A equipe do portal www.acaoeaventura.com.br deseja a todos BONS VENTOS!!!

 

 

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK