Caballo Loco é campeão da Classe C30 na vela oceânica em Florianópolis

By / 2 semanas ago / Sem categoria / No Comments
Caballo Loco é campeão da Classe C30 na vela oceânica em Florianópolis

Fotos:Fábio Aranda /ICSC

Fonte:Ary Pereira Jr(APJ Esportes)

Título inédito veio neste domingo (09) com duas vitórias em seis regatas no Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, primeira etapa do Campeonato Brasileiro

São Paulo (SP) – Uma conquista suada, brigada, por apenas três pontos após seis regatas na raia de Jurerê, sede oceânica do Veleiros da Ilha. Assim foi o título inédito do Caballo Loco, de Ilhabela (SP) no 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, de 06 a 09 de fevereiro em Florianópolis. O barco paulista venceu também a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30, a ser concluído em julho na Semana de Vela de Ilhabela.

 

Na regata barla-sota decisiva deste domingo, Caballo Loco e Kaikias Maserati, campeão em 2019, brigavam de forma mais direta pelo título da C30, maior flotilha one design do campeonato com sete embarcações. Mesmo punido com a desclassificação após protesto do adversário, Caballo Loco chegou ao título com oito pontos perdidos, contra 11 do Kaikias, também de Ilhabela, que precisava vencer, mas chegou em quarto lugar.

Loyalty, de Porto Alegre, corria por fora e acabou conquistando a última vaga no pódio após duelo acirrado com o Zeus Team, de Florianópolis. A tripulação catarinense do estreante Le Terrible (ex-Barracuda) ficou em quinto lugar, seguida por outros dois barcos do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC): Corta Vento e Katana Portobello.

Em julho de 2019, o Caballo Loco já havia ganho outro título inédito, da Semana de Vela de Ilhabela. O comandante Mauro Dottori, atuando também como timoneiro da embarcação, enalteceu a conquista em Jurerê. “O circuito de Florianópolis é muito importante para a C30 porque também soma pontos para o Brasileiro. Não é fácil vencer entre tripulações de elevado nível técnico e muito bem preparadas”, enalteceu o campeão Dottori.

Fair play na C30 – O vice-campeão, Kaikias Maserati, reconheceu a atuação do vencedor. “Com a entrada da frente fria, a última regata começou com vento sul, com rajadas acima de 20 nós (40 km/h), e terminou com chuva. O Caballo Loco, demonstrando uma tática eficiente, nos marcou desde a largada, tirando nosso espaço na raia e liderou de ponta a ponta. Mesmo desclassificado devido a uma manobra irregular, foi o campeão merecidamente. Parabéns à tripulação”, elogiou o timoneiro do Kaikias, Beto de Jesus.

Dos nove barcos da flotilha nacional de C30, apenas dois não correram em Jurerê, o que valorizou o campeonato. “Estamos felizes porque o nível da competição foi elevado, em uma raia muito técnica, além da tradicional receptividade dos catarinenses. Agora vamos nos preparar bem para a Semana de Vela de Ilhabela, ajustar a tripulação a fim de mantermos o título brasileiro, nosso objetivo neste ano. Pelo que vimos em Florianópolis, teremos mais uma bela disputa em Ilhabela”, previu Beto.

Medalha de bronze na classe, o comandante do Loyalty constatou que a C30 sai do circuito catarinense fortalecida. “Além de confirmar a competitividade a Classe C30 está revigorada com as tripulações muito empolgadas. Nosso barco estava muito rápido, em condições de brigar entre os primeiros. Cometemos pequenos erros que serão corrigidos. O mais importante foi ver a classe entusiasmada, unida e competitiva”, afirmou Alexandre Leal, timoneiro do barco do Veleiros do Sul (RS).

As demais classes tiveram os seguintes vencedores: Crioula (IRC), Dourado (ORC), Dona Bola (RGS), Arretado (HPE), Taichi (Bico de Proa) e Mar Sem Fim (RGS Cruzeiro.  O 31º Circuito Ilha de Santa Catarina reuniu 34 barcos. Antes da Semana de Vela, em julho, a Classe C30 começará a correr a 20ª Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, no fim de março.

 

Classe C30 no Circuito Santa Catarina (6 regatas e 1 descarte)

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+2+1+2+1+(8) = 8 pontos perdidos

2 – Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira): 1+(8)+3+1+2+4 = 11 pp

3 – Loyalty (Alexandre Leal): 3+1+(5)+3+4+3 = 14 pp

4 – Zeus Team (Inácio Vandresen): 4+(8)+2+6+3+1 = 18 pp

5 – Le Terrible (Frederico Didone): (7)+3+7+4+6+2 = 22 pp

6 – Corta Vento (Carlos Augusto de Matos): 6+(8)+6+5+5+5 = 27 pp

7 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 5+(8)+4+8+8+8 = 33 pp

 

Fonte:Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

================================================================================Barcos de Ilhabela, Florianópolis e Porto Alegre abrem a temporada de 2020 nesta quinta-feira (06) no Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

São Paulo (SP) – Com embarcações de três estados: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Classe C30 corre o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, válido também pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro. Entre mais de 30 barcos, a C30 reunirá a partir desta quinta-feira (06) seis tripulações, estabelecendo-se como a maior flotilha one design da competição nacional.

Além dos catarinenses Zeus, Katana Portobello e Le Terrible (ex-Barracuda, de Ilhabela), a sede oceânica do Veleiros da Ilha receberá na raia de Jurerê, os visitantes Caballo Loco e Kaikias Maserati, ambos de São Paulo, e o gaúcho Loyalty. A previsão da Comissão de Regatas é de realizar seis regatas de quinta a domingo (09), sendo quatro barla-sotas e duas de percurso, conforme as possibilidades oferecidas pelo vento.

Caballo Loco, atual campeão da Semana de Vela de Ilhabela, corre como um dos destaques da Classe C30. “O circuito de Floripa ganha mais importância para a C30 porque também soma pontos para o Brasileiro. Será muito bom esse encontro entre barcos de várias regiões do País. Os seis estão se preparando muito e o Le Terrible entra como novidade. Disputando um campeonato pela primeira vez, é natural que a tripulação tenha de adquirir ritmo de regata”, analisa o Comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

“Os locais, Katana e Zeus, sempre são supercompetitivos, barcos de ponta, e seus tripulantes ainda conhecem muito bem a raia. O Loyalty chegou mais cedo a Floripa para intensificar os treinos e eles ainda estão com o Cachopa (Fábio Pillar, campeão mundial de Laser Radial) como tático. No Caballo, eu irei no leme com o Bochecha (André Fonseca, velejador olímpico e de regata volta ao mundo) como tático. Agora é só esperar o leste entrar e aquele Sol”, completa Dottori.

Em fevereiro de 2019, Kaikias Maserati venceu de forma inédita o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina. Em julho, selou também seu primeiro título brasileiro na classe durante a Semana de Vela de Ilhabela, simultânea à segunda e última etapa do Brasileiro. Neste ano, a forma de disputa se repete, com a primeira etapa em Florianópolis e a conclusão do campeonato na Semana de Vela de Ilhabela em julho de 2020.

 

Campeões Brasileiros da Classe C30     

2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI (Grêmio de Vela Ilhabela)

2013 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2014 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2015 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2016 – Zeus – 08 (Inácio Vandresen) – ICSC (Iate Clube Santa Catarina)

2017 – Katana Portobello – 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC

2018 – Caiçara UV.Line – 09 (Marcos de Oliveira Cesar) – Pindá IC (Ilhabela)

2019 – Kaikias Maserati – 03 (Eduardo Mangabeira) YCI – Yacht Club Ilhabela

C30 – últimos dias no estaleiro Tarcísio Mattos :

CR Boats – Veleiro Carabelli 30DiasdeIlhaTV. Situado em São José dos Campos, o estaleiro CR Boats fabrica o incrível veleiro C30. Conheça aonde nascem os campeões dos mares:

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

================================================================================Terrible é a novidade da Classe C30 na vela oceânica em Florianópolis

O barco foi transferido para Santa Catarina e correrá em fevereiro com nome e comandante novos; como Barracuda, representou Ilhabela até 2019

São Paulo (SP) – O Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina abrirá em fevereiro a temporada de 2020 para a Classe C30, que se fortalece em Florianópolis com a transferência do ex-Barracuda (05), agora Le Terrible, de Ilhabela (SP) para o Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), o Veleiros da Ilha. Após o Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Suzuki de 2019, o comandante Frederico Didone, de Florianópolis, adquiriu a embarcação.

A flotilha catarinense, que já contava com Zeus, Katana Portobello e Corta Vento, passa a ter quatro barcos, a exemplo de Ilhabela com Caballo Loco, Kaikias Maserati, Caiçara e eCycle +Realizado. A nona embarcação da Classe C30, o Loyalty, é filiado ao Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Exceções a Caiçara e +Realizado, os demais devem correr o circuito catarinense com sede no ICSC em Jurerê, de 06 a 09 de fevereiro.

Estreante na classe, o comandante vive a expectativa de um antigo sonho. “O que me motivou a ingressar na classe é o fato de a C30 aqui em Florianópolis possuir uma das maiores flotilhas do País. Estou dando um passo maior na vela, realizando um sonho de consumo”, enfatiza Didone, há dez anos no comando do Neo 25 Caos Calmo, na maioria das velejadas como tripulante solitário da embarcação.

“Para o Circuito de Santa Catarina, estamos montando uma equipe bem jovem com sete tripulantes, inclusive minha namorada, Rafaela, cuidará dos runners (estais volantes). Corri apenas uma regata na Classe C30, com o Zeus, e foi emocionante. Em 2019, com cinco tripulantes, corremos pela primeira vez a Semana de Vela de Ilhabela com o Caos Calmo”, relata Didone sobre suas experiências em provas oceânicas.

Entusiasmo e aprendizado – Apesar da ansiedade para ter nas mãos pela primeira vez em regata um veloz e competitivo C30, o comandante está consciente da situação. “Vamos entrar na raia para aprender. Ainda estamos conhecendo o barco e cientes de que se trata de uma estreia. Claro que existe uma empolgação, mas a participação será bem mais importante do que o resultado”, pondera Didone, o novo timoneiro do Le Terrible.

Em fevereiro de 2019, Kaikias Maserati venceu de forma inédita o Circuito de Santa Catarina. Em julho, o barco de Ilhabela conquistaria também seu primeiro título brasileiro na classe. O Caballo Loco, quinto colocado em Florianópolis em 2019, ganhou em seguida, pela primeira vez, a tradicional Semana de Vela de Ihabela. Ambos estarão novamente neste ano na raia de Jurerê para desafiar as embarcações da Classe C30 do Sul do País.

 

Classificação da C30 no Circuito do ICSC de 2019 

1– Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira)

2 – Katana Potobello (Cesar Gomes Neto)

3 – Zeus Sailing Team (Inácio Vandresen)

4 – Loyalty (Alexandre Leal)

5 – Caballo Loco (Mauro Dottori)

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

 

Ação & Aventura

The www.acaoeaventura.com.br is a portal specialized in Sports of Action and Adventure, Sketches of Action and Adventure, Ecotourism, Environment. Our site is divided into thematic frames to facilitate the reading and visualization of the best videos of the sports you love, thus serving as an incentive and motivator for those who want to start an outdoor sports activity and be happier. In the Track Soundtrack we always bring the news of the sound that is playing in the best cities in the world, through the coverage of events and shows; At the Get in Shape Chart we always have the best tips on Nutrition, Physical Education, Aesthetics, Body and Mind, Fashion; In addition to the Photo Gallery, Weather Bulletin, Tabua de Maré and everything for you to improve the quality of life. A pioneer in this market in Northeastern Brazil, www.acaoeaventura.com.br is updated several times a month and aims to provide useful information, products and services, comprehensive and high added value. Through innovations such as the online coverage of events and the creation of specific products, www.acaoeaventura.com.br has managed to consolidate itself as a quality brand, becoming the benchmark in the Web. The site www.acaoeaventura .com.br is produced and managed by a team led by Ricardo Arantes Dubeux graduated in Civil Engineering and has been sailing since the age of five. Ricardo was the Idealizer, Producer and Presenter of the Action and Adventure Program of the Transamérica FM Radio stations of Recife / PE and João Pessoa / PB and Radio 98 FM - Natal / RN during the period of 2004 to 2006. He is considered one of the greatest supporters of Sports of Action and Adventure of Brazil and in the world, collecting to the site www.acaoeaventura.com.br important participations in national and international events, as for example: The world championships of the diverse sport modalities of action and adventure in Europe, South Africa , USA, among others ... Ricardo Arantes Dubeux Sailing Hobie Cat 16 It is worth mentioning that Ricardo Arantes Dubeux is sixth State champions of Hobie Cat 14, Champion of the Brazilian Ranking of Hobie Cat 14, Brazilian Deputy Champion of Hobie Cat 14 and Supercat 17, Third Place in the World Championship of Hobie Cat 14, was awarded the Green Card in the USA, in category E11, ALIEN OF EXTRAORDINARY ABILITIES, due to his achievements in yachting, street racing, cycling, among other sports that he has practiced since I was 5 years old. Between an adventure and another, Ricardo Dubeux supplies the site Action and Adventure. With a highly qualified and targeted audience, the portal offers several possibilities and advantages for its advertisers. Inside the site you may also find a virtual shopping mall and services. When setting up the site our main objective has always been, and will be, to encourage sports practice and consolidate outdoor activities, because they bring people closer to nature, to pleasure for simple things in life, putting into action a responsibility action contributing to the improvement of living conditions on our planet earth. 📷In the site all you need is adventurous spirit and passion for action and for nature, because the rest, the portal offers for you!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

O www.acaoeaventura.com.br é um portal especializado em Esportes de Ação e Aventura, Roteiros de Ação e Aventura, Ecoturismo, Meio-Ambiente. O nosso site esta dividido em quadros temáticos para facilitar a leitura e visualização dos melhores vídeos dos esportes que você ama, servindo assim, de incentivador e motivador para quem quer iniciar uma atividade esportiva outdoor e ser mais feliz.

FACEBOOK