71ª Regata Benedito César – Ponta de Pedras/Recife escreve uma página de ouro na História da Vela Brasileira!
Fonte: www.cabanga.com.br
Fotos: Efraim Cruz ( Afterclick)
As 10h36 do domingo dia 08 de dezembro tivemos a largada da 71ª edição da Regata Benedito César -Ponta de Pedras -Recife. O dia começou trazendo a presença de sol e ventos sudeste de intensidade de 14knots e durante todo percurso foi aumentando e marcando a segunda Regata mais antiga do Brasil com belas disputas pelos 5 primeiros lugares.
O troféu Fita Azul só foi definido na Praia dos Milagres em Olinda quando o Nacra comandado por Guilherme Araujo e Jorge Neves quebrou a bolina e foi ultrapassado pelo catamaran Maguni, comandado por Rafael Chiara ,contando com colaboração dos velejadores Oliver Zonari, Jerrenery Vital ,Walter Neukranz e Paulo Collier completando a travessia entre Ponta de Pedras e Recife às 13h04 e 36 segundos, ou seja 2h28 minutos e 36 segundos de regata, apenas menos 3 minutos na frente do Nacra de Guilherme Araujo e Jorge Neves que ficou em segundo lugar geral chegando às 13h07 e 38 segundo perfazendo o percurso de 58km com um tempo 2h31 minutos e 38 segundos.
Outra bonita disputa foi entre terceiro e quarto lugares, que perdurou desde da linha de largada na praia de Ponta de Pedras até a ponte de Rio Doce em Olinda (algo em torno de 40km) , quando o velejador Ricardo Dubeux, comandando um hobie Cat 14 , estava na terceira na posição da regata , travando um belo duelo com o Hobie Cat 16 de Guilherme Siqueira Araújo e Ricardo Correa.
Logo depois da ponte de Rio Doce com a mudança do contorno das praias os barcos começaram a navegar, ao invés do contravento predominante até aqui , eles iniciaram a navegar em um través acochado, o que fez com que os velozes Hobie Cat 16 de Guilherme e Correa assumisse a terceira posição até a entrada do porto onde capotaram perdendo a o terceiro posto para o Hobie Cat 16 tripulado por Wilson Alves e Esdras Avelino, ficando assim com a terceira posição no geral e ainda foram os campeões na HC 16, enquanto Guilherme Siqueira Araujo e Ricardo Correa foram os vice-campeões na classe HC16 e quarto lugar geral. Na classe Hobie Cat 14 Ricardo Dubeux foi o grande campeão e chegou em quinto lugar no geral.
A 71ª Regata Ponta de Pedras foi um evento inesquecível com as disputas acirradas, posições sofrendo alterações e os velejadores dando um show de condução a bordo das suas respectivas máquinas voadoras, valendo a tradição de um grande rally a vela com percurso aberto entre diversos tipos de barcos. E assim quem estava na largada na praia de Ponta de Pedras em Goiana às 10h36 , correu para o Marco Zero do Recife Antigo e ficou até às 16h pôde acompanhar a chegada e vibrar por seus familiares e amigos , nessa ordem:
Fita Azul – Maguni – 13h04, 36
Segundo Lugar – Nacra – Guilherme Araújo e Jorge Neves – 13h07,38
Terceiro Lugar – Hobie Cat 16 – Wilson Alves e Esdras Avelino- 13h14, 31
Quarto Lugar – Hobie Cat 16 – Guilherme Siqueira Araújo e Ricardo Correa -13h16, 44
Quinto Lugar- Hobie Cat 14 – Ricardo Dubeux – 13h32, 42
Quinto Lugar – Veleiro Colibri – 14h00,26
Sexto Lugar – Hobie Cat 14 – Carlos Pires – 14h15,14
Sétimo Lugar – Veleiro Phetixe – 14h28, 25
Oitavo Lugar – Veleiro Avatar – 14h35, 33
Nono lugar- Veleiro Centauro – 14h51,28
Décimo Lugar- Veleiro Girosplit -15h00, 55
Décimo Primeiro Lugar – Veleiro Pata Negra – 15h17, 55
Décimo Segundo Lugar – Veleiro Protheus -15h19, 12
Décimo Terceiro Lugar – Veleiro XEF -15h27, 06
Décimo Quarto Lugar – Glasnost 2 – 15h27, 54
Décimo Quinto Lugar – Veleiro Meridiano -15h52, 46
Décimo Sexto Lugar – Veleiro Achilles -15h 59, 26
Décimo Sétimo Lugar – Veleiro Sétimo Sentido – 16h03, 14
Com esse maravilhoso capítulo contado nos mínimos detalhes, a 71ª edição da Regata Ponta de Pedras Recife, entra para os acervos históricos da Regata Ponta de Pedras – Recife: segunda regata mais tradicional e antiga do Brasil !
Foi um evento de muita emoção e novamente serviu de confraternização envolvendo velejadores desde os 7 anos, a bordo dos Optmists, aos mais experientes velejadores que conquistaram títulos regionais , nacionais e internacionais.
Esses sãos nomes que já conquistaram um lugar na galeria de OURO da 71ª Regata Benedito César – Ponta de Pedras -Recife :
RGS B 1º – Glasnost II (Rodrigo Quintas) 2º – Pata Negra (Juliano Dubeux) 3º – XEF (Pedro Saunders) 4º – Meridiano (Jonas Campelo Gomes) 5º – Achilles (Renata Fraga) 6º – Sétimo Sentido (Marco Antônio Costa)
RGS A 1º – Girosplit (Péricles Pessoa) 2º – Phetixe IV (Vinícius Gondim) 3º – Avatar (Paulo Almeida)
Mocra Regata 1º – Colibri (Robin Bruce Harley) 2º – Centauro (Álvaro da Fonte) 3º – Protheus (Daniel Leal)
Hobie Cat 14 1º- Ricardo Dubeux
Hobie Cat 16 1º – Wilson Alves Neto e Esdras Avelino 2º – Guilherme Araújo e Ricardo Correia 3º – Geraldo Calazans e Beatriz Calazans 4º – Lucas Alves e Antônio Rafael Alves
Optimist 1º – Felipe Hutzler 2º – Manuela Borba 3º – Eduarda Beltrão 4º – Gabriel Soares 5º – Mário Jorge 6º – Joaquim Borba 7º – Miguel Oliveira 8º – Welizey Matias 9º – Gustavo Rafael 10º – Iasmim Vitoria 11º – Eugênio da Fonte 12º – João Paiva 13º – Heitor Carlos
Snipe 1º – Edival Júnior e Mariana Gondim 2º – Eduardo Ventura e Walter Matheus 3º – Pedro Fazio e Ana Luiza Leite
Dingue 1º – José Araújo e Tiberio Teixeira 2º – Davi Teixeira e Diomendes Barbosa
Classe aberta A 1º – Maguni (Rafael Chiara) – Oceano 2º – Puro Sangue (Guilherme Araújo e Jorge Neves) – Nacra17 3º – Tito VI (Tito Pires e Carlos Alberto Filho) – Hobie Cat 14
Classe Aberta B 1º – Candongas (Luciano Lima) – 2º – Oscar Oliveira e Marcos Oliveira
Agradecimentos
À família de Benedito César que durante muitos anos foi fielmente respresentada por Dona Nitinha, e esse ano através da filhas e netas, manteve a tradição de apoiar e prestigiar todos os momentos, deixando um legado para a futuras gerações: na vida temos que plantar eternidade no coração dos outros e respeitando a tradição de uma pessoa que sonhou tudo isso há mais 70 anos atrás: salve Benedito César!
“Quando moço, ele queria ir para a Marinha, mas o pai não deixou. Quando teve a chance de contribuir com a regata, foi uma realização para ele”. Essas palavras foram ditas por dona Nitinha, quando ainda estava entre nós. Ela que era viúva de Benedito Cesar, e que há 71 anos empresta seu nome à Regata Pontas de Pedra/Recife.
Annita de Mello Ramos Cesar que nos deixou, e hoje, navega junto do grande Benedito César, em águas de estrelas ,pois viveram, como poucos, os dias que antecediam a largada da prova que fecha o calendário da Federação Pernambucana de Vela e Motor. Em maio de 1972, Benedito se foi, deixando saudoso o coração da companheira que durante muito tempo reuniu as três filhas – Norma, Diva e Elma -, e os funcionários da propriedade Massaranduba em torno da arrumação da casa e recepção aos velejadores.
A casa branca, com portas e janelas azuis – situada na principal praça de Pontas de Pedra e construída há 100 anos – abrigava relíquias da regata. Muitas ainda estavam dentro de baús trazidos do Japão. Alguns poucos troféus e camisas sempre estiveram à mostra. Eram lembranças relatadas com orgulho por esta simpática senhora. “Preparar o jantar do sábado à noite era uma grande festa e eu tinha que recrutar muita gente. Eram ‘toneladas e mais toneladas’ de lagosta, camarão e peixe. Os talheres todos os anos eram renovados”, relembrava nossa eterna D.Nitinha César.
Hoje, o Cabanga é quem se responsabiliza pela confraternização em Ponta de Pedras. Mas a anfitriã sempre será querida e lembrada por todos velejadores do país e contamos com a segunda e terceira geração da família de Benedito César presentes em todos os momentos da Regata mostrando que a tradição está garantida nas edições porvir.
E esse reconhecimento do legado deixado durante esses anos é o nosso agradecimento especial a Luciana César de Petribú (foto), neta de Benedito César, Diretora da Secretaria do Município de Goiana , que sempre de forma incansável, vem colaborando apoiando o evento.
O Cabanga Iate Clube de Pernambuco soube de forma brilhante honrar as vezes de organizadores e estiveram impecáveis em todos mínimos detalhes. Ao Comodoro Altair Bezerra Júnior, ao Vice-Comodoro Mario Roberto Jácome, ao Contra Comodoro Paulo Collier de Mendonça, nossos sinceros agradecimentos, extensivo a todos diretores, em especial a Walter Neukranz , Diretor de Vela Oceano e Gustavo Pimentel, Diretor Vela Monotipo, ao Assessor de Comunicação Mauricio Júnior, Edival Júnior Gestor de Vela e todos queridos funcionários dessa agremiação náutica, que desde os marinheiros aos mais altos escalões, sempre souberam receber todos nós nos eventos oficiais, com um sorriso no rosto: a todos vocês em nome de todos velejadores, o nosso mais profundo voto de gratidão.
Parabéns aos organizadores, velejadores e familiares pela brilhante 71ª Regata Benedito César Ponta de Pedras – Recife.
A 71ª Regata Benedito César realizada pelo Cabanga e Instituto Cabanga, contou o patrocínio da Zeekr | Auto Oriente e Heineken, apoio da Frevo, FPVela, Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Pernambuco e Prefeitura de Goiana.
Já estamos com muita saudade!
Até 2025!
Bons Ventos!
Leave a comment